Alunos do Ação Social Pela Música se apresentam no Alto do Mateus e no Parque da Lagoa

Com cerca de 70 integrantes com idades entre 6 e 16 anos, a Orquestra Infanto-juvenil do projeto Ação Social Pela Música do Brasil, em João Pessoa, segue com apresentações pela Capital, mostrando porque o projeto, que tem por base a iniciativa El Sistema, da Venezuela, é um sucesso.

Nesta quinta-feira (25), a garotada se apresenta dentro da programação da Mostra dos Artesãos do Alto do Mateus, às 16h, no Centro da Juventude, localizada no bairro. Na sexta-feira (26), a orquestra embala o pôr-do-sol do Parque da Lagoa, a partir das 17h. Em ambos, a entrada é gratuita.

O programa abrange obras populares e eruditas que os professores do ASMB trabalham em sala de aula. Peças como ‘Meu lanchinho’ (extraída do folclore francês) e ‘Over the rainbow’ (tema do filme ‘O Mágico de Oz’) atuam na atenção, concentração, disciplina e trabalho em equipe desses jovens músicos, de acordo com o professor e maestro Hector Rossi.

As apresentações seguem o programa didático que Rossi vem apresentando com essa garotada do Alto do Mateus, que começou a tocar no ano passado, quando o Ação Social Pela Música do Brasil chegou pela primeira vez a João Pessoa, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da sua Fundação Cultural (Funjope), com patrocínio da Petrobras.

Hoje, além da Unidade 1, localizada no Alto do Mateus, o ASMB possui uma segunda unidade, no Centro Cultural de Mangabeira, e no total atende 140 crianças a adolescentes que, de segunda à sexta, têm aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, além de solfejo e teoria musical, com alguns dos mais renomados músicos que atuam da Paraíba.