Aluna de Escola Estadual é medalhista na Olimpíada Brasileira de Robótica

A aluna do 1º ano da Escola Estadual Escritor Horácio de Almeida, Sara Ruth Bezerra Soares, conquistou medalha na modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que contou com aproximadamente 70 mil inscritos de escolas de todo o país. Apenas 6% dos alunos inscritos obtiveram nota acima de 5,0 na modalidade teórica.

Sara Soares disse que iniciou este ano seus estudos na área de robótica e que ficou muito feliz com a conquista. “Não esperava conquistar essa medalha, por isso estou muito feliz”, comemorou. O professor da disciplina de matemática, Edson da Silva, responsável pelo ensino da robótica na escola, destacou a importância da sua inclusão no currículo do Ensino Médio: “O Estado fez um grande investimento em robótica para renovar o ensino médio, que tem um currículo cansativo para os alunos, então recebi uma capacitação e após quatro meses de estudos com os alunos resolvemos participar apenas da parte teórica da olimpíada”.

O ensino da robótica na rede estadual teve início em 2013 com 150 laboratórios, em escolas de 101 municípios, beneficiando 4.838 professores e 137.727 alunos. Em 2014 foram adquiridos mais 150 laboratórios, totalizando 300. Os laboratórios foram adquiridos, buscando promover ao educando do Ensino Médio o estudo e o aprofundamento de conceitos, conteúdos e temáticas das áreas do conhecimento, bem como fortalecer a apreensão de conteúdos específicos, o desenvolvimento cultural, social, pessoal e intelectual, uma vez que aprimora a capacidade de concentração, autoestima, consciência crítica, relacionamento interpessoal, comunicação e motivação pela pesquisa científica e conhecimento lógico.

Olimpíada Brasileira de Robótica – A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq, que utiliza a temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.