Em alusão ao centenário do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba – CBMPB, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza nesta segunda-feira (5) uma sessão especial comemorativa. Sob propositura da deputada estadual Estela Bezerra (PSB), o evento terá início a partir das 14h, no Plenário Antonio Mariz.
Criado em 09 de junho de 1917, na gestão do governador Francisco Camilo de Holanda, o Corpo de Bombeiros na Paraíba nasceu da necessidade de se combater e prevenir incêndios na então cidade da Paraíba, hoje João Pessoa.
Atualmente, sob o comando do coronel Jair Carneiro de Barros, a corporação é uma das instituições que tem um dos serviços mais qualificados prestados à população.
A deputada Estela Bezerra lembrou que, de 2011 até os dias atuais, sob a gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB), houve investimentos significativos na estrutura do Corpo de Bombeiros da Paraíba, a exemplo da aquisição de duas autoplataformas aéreas, quatro ônibus, 18 reboques, 159 viaturas, além da valorização da corporação, através da ampliação do efetivo e da qualificação profissional.
Estela lembrou ainda o Corpo de Bombeiros atende os 223 municípios da Paraíba, por meio de 11 unidades, entre batalhões e companhias independentes.
Saiba mais
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba (CBMPB) é uma corporação cuja principal missão consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do Estado.
A corporação é considerada força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados Militares dos Estados pela Constituição Federal de 1988, assim como os membros da Polícia Militar do Estado da Paraíba.