Água Branca e Juru ganham Centro de Atenção Psicossocial

Os municípios de Juru e Água Branca ganharam, na sexta-feira (16), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), do tipo I. As unidades serão administradas pelos próprios municípios, que contaram com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no planejamento da rede de atenção psicossocial; na organização e monitoramento, junto aos municípios, além de ofertar suporte técnico para implantação e habilitação dos novos serviços.

Segundo a gerente executiva de Atenção Psicossocial, Shirlene Queiroz, com estes novos Centros, o Governo do Estado cumpre a meta de regionalizar a política de saúde mental, garantindo assistência em todo território. “Dessa forma, evitamos que os usuários tenham que se deslocar para a capital, a procura de atendimento”, disse.

De acordo com Shirlene Queiroz, em 2011, a 11ª Região de Saúde (Princesa Isabel), tinha apenas um CAPS, tipo I, localizado em Princesa Isabel. Atualmente, conta com uma rede de serviços, composta por: um CAPS infanto-juvenil; três CAPS, tipo I; um CAPS álcool e drogas, que funciona 24 horas; uma unidade de acolhimento adulto e uma unidade de acolhimento infanto juvenil.