AGU pede que STF impeça bloqueio de vias e atos em prédios públicos

Alerta ocorre depois das ações criminosas realizadas no último domingo (8) na Praça dos Três Poderes, em Brasília

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação na qual pede que a Corte notifique autoridades para que seja rechaçada qualquer tentativa de bloqueio de vias urbanas ou rodovias, assim como qualquer tentativa de invasão a prédios públicos no país. O alerta ocorre depois das ações criminosas realizadas no último domingo (8) na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

A ação se baseou em notícias de que grupos extremistas estão convocando novas manifestações em todas as capitais do país. O chamamento, segundo a AGU, está ocorrendo em grupos do Telegram.

“Vê-se, da postagem acima registrada, que o País se encontra na iminência de entrar com grave situação, novamente, após os trágicos eventos do domingo 08/01/2023, quando o mundo, estarrecido, assistiu à tentativa de completa destruição do patrimônio material e imaterial, além de todos o simbolismo que carregam das instituições democráticas. Estas resistiram e se fortaleceram. O patrimônio será reparado, infelizmente, à custa de todo o erário”, diz a AGU.

O órgão pede ainda a prisão em flagrante de todos aqueles que ocupem ou obstruam vias urbanas e rodovias e que o Telegram bloqueie as contas de todos os usuários identificados.

“O Estado Democrático de Direito, todavia, se fortalece. E as instituições, novamente, são chamadas a reagir. O que se observa da postagem acima é nova tentativa de ameaça ao Estado democrático de Direito, o qual deve ser salvaguardado e protegido”, afirmou a AGU.

Da CNN Brasil