Agricultura familiar na PB recebe R$ 3,3 milhões em recursos pela Conab

Os agricultores familiares contemplados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no estado da Paraíba em 2018 receberão recursos de R$ 3,3 milhões, operados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O valor será destinado aos projetos aprovados nas modalidades de Compra com Doação Simultânea e Formação de Estoque. Nessas operações, a Companhia auxilia tanto na compra dos alimentos produzidos pelos pequenos agricultores para posterior doação em instituições socioassistenciais, quanto no apoio financeiro para que possam estocar seus produtos e obter lucro com a venda no momento ideal.

No estado da Paraíba foram 33 projetos contemplados na modalidade de Compra com Doação Simultânea e um na de Formação de Estoque. Serão beneficiadas mais de 400 famílias de agricultores familiares de 34 cooperativas/associações. Com os recursos disponibilizados pela Conab, eles produzirão cerca de 1 milhão de quilos de alimentos que serão disponibilizados para doação a 288 mil pessoas em situação de insegurança alimentar. Na modalidade Formação de Estoque, o recurso será utilizado para estocar 7,6 mil quilos de peixe (tilápia).

Os recursos são oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) e repassados pela Conab aos projetos selecionados.

O PAA oferece a agricultores familiares, por meio de suas cooperativas ou associações, a garantia de compra da sua produção por preços remuneradores, gerando renda e inclusão social no meio rural. O programa ainda auxilia no combate à fome de milhares de pessoas em todo o país com a doação de alimentos produzidos na sua própria região.

Comente