Agende-se: saiba onde cair no forró em JP, CG, Patos, Santa Luzia e Conde

A contagem regressiva para a festa mais esperada da Paraíba já começou. Falta menos de uma semana para a noite de São João, comemorada na véspera do dia 23 para 24 deste mês. Nos dias que antecedem essa data tradicional da cultura nordestina, o clima é de alegria e, principalmente, de muito forró.

Diariamente, são centenas de artistas e grupos se apresentando, simultaneamente, em diferentes municípios. Em algumas cidades, a exemplo da de João Pessoa e de Conde, o arrasta-pé homenageia o centenário de Jackson do Pandeiro. No grande “palco” das comemorações juninas do Estado, subirão atrações como Sandra Belê, Elba Ramalho, Ton Oliveira, Nando Cordel, Kátia Cilene entre tantos outros artistas, sendo tudo isso de graça. Mas há ainda opções de eventos em ambiente privado.

João Pessoa

A programação pré-junina na capital paraibana – que homenageia o centenário de nascimento de Jackson do Pandeiro (1919 – 1982) – começou com apresentações de 24 quadrilhas do dia 13 até o último sábado (15). No entanto, a parte dos shows ainda será realizada no Ponto de Cem Réis, situado no bairro do Centro.

No próximo sábado (22), os Bonecos Gigantes de Olinda fazem a abertura e, depois, sobem ao palco Sandra Belê e Kátia Cilene. Na noite seguinte (23), se apresentarão Os Três do Xamego, Assisão e Waldonys. E, na segunda-feira (24), Os Fulano, Dejinha de Monteiro e Jorge de Altinho.

Campina Grande

Já em Campina Grande, a programação do Maior São João do Mundo prossegue nesta terça-feira (18) com shows dos padres Antônio Maria e Nilson Nunes. Na quarta-feira (19), estarão se apresentando Nicácia Brasil, Saia Justa, Geovane Júnior e Diego Santana. Na quinta (20), subirão ao palco do Parque do Povo, Jonas Esticado, Matheus e Kauan, Douglas Pegador e Forró 3×4.

Na sexta-feira (21), as atrações do São João de Campina serão Matheus Moraes, Ramon Schnayder e Ton Oliveira. No sábado (22), a animação ficará por conta das duplas Breno & Caio Cesar e Cleber & Cauan, além de Wawapinho. No domingo (23), véspera de São João, a grande atração será Elba Ramalho e Josemar Souto; e, na segunda-feira (24), Nando Cordel, Natan Vinícius, Candeeiro Natural, Fernanda Lima e Lynnkonl Ranier.

Santa Luzia

No município de Santa Luzia, o São João será aberto na sexta-feira (21), com shows de Jonas Esticado, banda Cavalo de Pau e GIannini Alencar. No sábado (22), estarão se apresentando Zé Cantor, do grupo Solteirões do Forró, e Giullian Monte. No dia 23, acontecerão shows com banda Saia Rodada, Thales Lessa e Naldinho Cunha; e, na segunda, dia de São João, encerrando a programação, as atrações serão Mano Walter, Gil Mendes e Forró D2.

Patos

Em Patos, o São João Alternativo é uma iniciativa do Coletivo Espinho Branco e acontecerá dentro da programação cultural do município nestes dias 21, 22 e 23, com apresentações de grupos de forró pé-de-serra regionais na Vila São João.

Conde

No município de Conde, localizado no Litoral Sul do Estado, a programação dos festejos juninos – cujo tema é “Jacksomos de Conde”, também em homenagem ao centenário de nascimento de Jackson do Pandeiro – prosseguirá no Centro da cidade, onde haverá shows e apresentações de grupos culturais nos dias 23 e 24, na Praça Pedro Alves, com shows de Amazan, Os Fulano e Luizinho Calixto.

Na segunda-feira (24), a banda Ripa Na Chulipa se apresentará às 19h30, na Paróquia São João Batista, em Jacumã. Na sexta (28), a atração do São Pedro será o Forró do Nosso Jeito, às 22h, na Colônia de Pescadores, também em Jacumã.

Ambientes privados

O São João é um período festivo também comemorado em ambientes privados. O Spazzio e a Vila Forró, em Campina Grande, realizarão vários shows. No dia 21, no Spazzio, se apresentarão a dupla Jorge & Mateus, o DJ Alok e a cantora Márcia Fellipe. No dia seguinte (22), na Vila Forró, se apresentarão Wesley Safadão e a dupla Zé Neto & Cristiano, Jonas Esticado e Dorgival Dantas.

No dia 23, na Vila Forró, acontecerão shows de Xand Avião, Marília Mendonça e banda Saia Rodada. Em Campina Grande, também, o Clube Campestre encerrará a programação junina no próximo sábado (22), com shows de Eliane, banda Cavalo de Pau e Capilé. As informações são do Jornal A União.

Comente