Aesa prevê chuvas regulares na primeira quinzena de julho, mês de maior período chuvoso na Paraíba

O mês de julho representa um dos meses mais chuvosos do período chuvoso sobre o setor leste do estado da Paraíba, tanto em quantidade quanto regularidade. Neste mês a média histórica sobre a faixa litorânea oscila em até 256,6 mm mensais no município de Pitimbú e com uma regularidade de até 23 dias com eventos de chuvas. Em João Pessoa a climatologia da precipitação pluviométrica chega a 237,2 mm e em Cabedelo, 235,3 mm.

Na Paraíba, o mês de julho também apresenta representativas contribuições da precipitação pluviométrica nas regiões do Brejo e Agreste, onde os valores médios históricos podem chegar, respectivamente a 191,0 mm em Areia e 186,7 mm em Natuba. O município de Campina Grande tem média histórica para julho de 107,9 mm.

Para o ano de 2019, a perspectiva climática é de que o mês tenha chuvas bem regulares e com boas perspectivas para a primeira quinzena do mês. Tal fato está associado a fase favorável de oscilações intrasanzonais (oscilação de Maden e Jullian) presentes na atmosfera e que apresentam-se com sua contribuição positiva já a partir da primeira semana do mês.

Climatologicamente temos que as Temperaturas da Superfície do Mar (TSM) tanto sobre o Oceano Pacífico Tropical, próximo a costa oeste da América do Sul, quanto as TSM sobre o Atlântico Tropical leste encontram-se em um padrão favorável, com águas mais frias do que a média sobre o Pacífico e mais quentes na área do Atlântico, próximo ao litoral nordestino (Figura 01).

Assim, no decorrer desta primeira quinzena de julho deveremos ter chuvas de forma mais regular e com tendência a totais acima da média histórica. A imagem de satélite para o dia 01/07/2019 (Figura 02) já evidencia áreas de instabilidade sobre o Oceano Atlântico tropícal leste e que devem contribuir para o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas sobre o faixa litorânea do estado da Paraíba.

De acordo com as previsões de tempo, por modelos de previsão extendidas, para os períodos de 01 a 09 de julho e de 09 a 17 de julho evidenciam chuvas em toda a faixa litorânea leste do Nordeste do Brasil (tons em verde e amarelo) e com totais para esta quinzena de normais a ligeiramente acima da média (tons entre branco e azul).

Assim, espera-se que sobre a faixa litorânea da Paraíba, a exemplo dos municípios de Cabedelo e João Pessoa que as precipitações pluviométricas sejam mais regulares e com totais acumulados que estarão próximos a média histórica. Este ano, em virtude das águas mais aquecidas sobre o Oceano Atlântico Tropical e pela presença já evidenciada de ondas de leste é provável a ocorrência de chuvas representativas sobre a região.

Comente