Acidentes aumentam quase 8% nas estradas federais suspensão de radares móveis

Publicada em 15 de agosto deste ano no “Diário Oficial da União”, a suspensão do uso de radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais foi ordem expressa de Jair Bolsonaro.

“O sentimento de todos com quem tenho conversado, em especial os caminhoneiros, é que funciona como uma pegadinha em muitos casos. A partir de segunda-feira (a suspensão dos radares móveis)”, disse Bolsonaro na véspera.

Nesta segunda-feira (25), reportagem do Bom Dia Brasil mostrou que depois de quatro anos em queda, com a quantidade de acidentes caindo 60% entre 2014 e 2018 nas rodovias federais, em 2019 o número voltou a subir.

Entre 16 de agosto e o final de outubro de 2019, aconteceram 14.629 acidentes, aumento de 7,24% em relação ao mesmo período do ano passado. E uma das principais causas, segundo as estatísticas oficiais, é o excesso de velocidade.

Para o professor de Mobilidade ouvido pela reportagem, Artur Morais, a retirada dos radares passou para o cidadão a mensagem de que a regra existe, mas cumpri-la é opcional. “E não pode ser opcional. Se você está tratando com vidas e patrimônio, não existe opção”, disse.