28 C
João Pessoa, PB
quinta-feira, 19 abril 2018
Governo

Livro com poemas de Geraldo Vandré será lançado nesta sexta-feira, em João Pessoa

0
Livro com poemas de Geraldo Vandré será lançado nesta sexta-feira, em João Pessoa

Após fazer dois shows históricos na Paraíba, o cantor e compositor Geraldo Vandré lança agora em sua terra natal o livro “Poética”, de sua autoria. A obra, originalmente intitulada de “Cantos Intermediários de Benvirá”, teve sua primeira edição lançada no Chile em 1973, ainda durante o período do exílio do artista naquele país. Já “Poética”, a primeira edição brasileira da obra, será lançada nesta sexta-feira (20), às 19h, na Academia Paraibana de Letras, localizada na Rua Duque de Caxias, centro da capital.

O secretário de Estado da Cultura, Lau Siqueira, lembra que “as pessoas que não puderam assistir o recital dos dias 22 e 23 de março, agora poderão ter esse encontro com o poeta e ainda levar para casa uma obra de rara beleza”.

O livro será vendido no valor de R$ 30,00 (trinta reais) e quem não puder comparecer ao lançamento, poderá ainda adquirir um exemplar da obra na própria APL, que funcionará como um ponto de venda no Estado.

A reedição de “Poética” é assinada pela Editora A União, do Governo do Estado da Paraíba, e assim como a edição original é composta por poemas escritos pelo “Mito da MPB”, Geraldo Vandré.

Recital “Música e Poesia da Capitania de Wanmar”

Nos dias 23 e 24 de março, Geraldo Vandré quebrou 50 anos de silêncio artístico ao se apresentar num recital histórico na Paraíba. À convite do Governo do Estado, e ao lado da pianista Beatriz Malnic, do violonista Alquimides Daera, da Orquestra Sinfônica e do Coro Sinfônico da PB, Vandré subiu no palco ovacionado pelo público e cantou pérolas de sua carreira, como o hino da resistência ao militarismo “Para não dizer que falei de flores / Caminhando”.

Foi, principalmente, através desta canção que Vandré se tornou o artista mais requisitado do Brasil e também alvo dos militares, que condicionaram sua volta ao país de origem ao preço de não mais cantar músicas de protesto. Como resposta, Vandré deu o seu mais absoluto silêncio artístico durante de cinco décadas e passou a ser conhecido como o “Mito da MPB”.

Paraíba continua a registrar queda de assassinatos e 1º trimestre de 2018 tem redução de 7,5%

0

O Estado da Paraíba continua sendo o único do Brasil a reduzir o índice de homicídios de forma consecutiva durante seis anos e ainda no 1º trimestre de 2018, quando mais uma queda no registro de assassinatos foi contabilizada pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social, resultante das ações de enfrentamento da violência, desenvolvidas pelas Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. Os números foram divulgados durante reunião de monitoramento da segurança pública, que contou com a presença do governador Ricardo Coutinho.

De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística  (Nace) da pasta, como resultados foram contabilizados nesses três meses 319 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou quaquer outro crime doloso que resulte em morte, o que representa uma redução de 7,5% nos registros. De janeito a março do ano passado, foram 345 ocorrências de CVLI na Paraíba.

“Essas reuniões são fundamentais para que a missão das polícias na busca da redução dos homicídios tenha continuidade. É uma batalha diária, mas os homens e mulheres das forças da segurança têm se empenhado e com estratégias definidas tentam combater com firmeza a criminalidade”, comentou o governador Ricardo Coutinho.

O secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, enfatizou que o objetivo das forças de segurança é combater a criminalidade e prestar um serviço cada vez melhor para a população. “Tivemos um primeiro trimestre positivo em 2018, o que mostra que dá para ter bons resultados com muito trabalho e empenho. Mas sabemos que podemos fazer mais pela segurança na Paraíba, por isso temos que manter o trabalho integrado e forte no combate à violência”, avaliou.

Ainda segundo o Núcleo, em números absolutos, a Paraíba teve 1.680 casos de assassinatos em 2011, registrando a primeira redução em 2012 (8,2%), o que se seguiu até 2017, com 1.284 ocorrências de crimes contra a vida. No cenário nacional, em 2017 a queda foi de 3% nesse tipo de ocorrência, enquanto estados que fazem divisa com a Paraíba tiveram aumento de registros: Ceará (43%), Rio Grande do Norte (20%) e Pernambuco (21%).

 

Redução em 10 áreas integradas – O relatório produzido pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social ainda aponta que das 22 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp)Paraíba continua a registrar queda de assassinatos e 1º trimestre de 2018 tem redução de  7,5%previstas na Lei de Compatibilização de Áreas (LC 111/2012), que prevê a responsabilização territorial aos gestores da pasta, dez tiveram redução no número de assassinatos: zona oeste de Campina Grande (-16); zona norte de Campina Grande (-8); Catolé do Rocha (-7); Princesa Isabel (-6); Alhandra (-5); zona sul de João Pessoa (-5); Picuí (-5); Cabedelo (-3); Sousa (-3); Itabaiana (-2).

Também participaram da reunião o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, o delegado geral da Polícia Civil, João Alves, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, o secretário da Administração Penitenciária, Wagner Dorta, o chefe da Casa Militar, Anderson Pessoa, o superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira, e outras autoridades.

No Dia do Índio, deputado Janduhy Carneiro visita aldeia na Baía da Traição

0

deputado estadual Janduhy Carneiro (Patriotas) participou nesta quinta-feira (19), no município de Baía da Traição, no litoral norte do estado, da tradicional celebração alusiva ao Dia do Índio, na Aldeia São Francisco (Aldeia Mãe), onde todos os anos é realizado o ritual no terreiro sagrado.

Na ocasião, o deputado foi recepcionado pelo Cacique Raqué, líder dos Potiguaras e pelos demais índios e índias da aldeia. O deputado reafirmou seu compromisso com a cidade de Baía da Traição e com o povo potiguar na luta por melhorias para a região.

O parlamentar esteve acompanhado do ex-prefeito Zé de Oscar, vereadores Erbeliel de Andrade e Vicente Borges, advogado Aeberton Macedo e da liderança política Aebson Macedo, dentre outros suplentes de vereadores da cidade e lideranças indígenas.

O Povo Potiguara tem hoje cerca de 20 mil pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divididos nas cidades de Marcação, Baía da Traição e Rio Tinto. Cacique Sandro é o chefe de todo o povo, mas há outros 32 caciques para cuidar das demandas urgentes.

Serviço itinerante do Procon-JP atende no Ponto de Cem Réis nesta sexta

0

O atendimento itinerante da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor estará atendendo aos consumidores que passarem pelo Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa, nesta sexta-feira, (20), das 8h às 13h. Além de abertura de reclamação, o serviço ofertado pelo Procon-JPmóvel disponibiliza orientação sobre a legislação consumerista e realiza consulta gratuita à Serasa/SPC.

A agenda do Procon-JPmóvel para este mês de abril de 2018 encerra na sexta-feira, 27, estacionando na Praça da Paz, no bairro dos Bancários. O secretário Helton Renê explica que o ônibus está disponível para órgãos públicos, a exemplo de secretarias e outros procons municipais, além de entidades da sociedade civil que desejem utilizá-lo para atendimento itinerante à população.

“O objetivo do projeto Procon-JPmóvel é alcançar o maior número possível de pessoas em vários pontos da Capital e de outras cidades, indo até ao consumidor e tentando resolver seu problema in loco. Por isso sempre estamos abertos para suprir a necessidade de outros órgãos, trabalhando nosso calendário interno para que comporte as solicitações das entidades e instituições que desejem utilizar a estrutura desse nosso serviço”, disse Helton Renê.

Documentos – Para ter acesso ao atendimento no Procon-JPmóvel, é necessário levar originais e cópias do CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e do contrato do bem ou serviço a ser reclamado. Para aqueles que desejarem consultar o histórico junto à Serasa/SPC, basta apenas apresentar o CPF e, se as informações forem para terceiros, é preciso uma procuração devidamente registrada em cartório.

Calendário do Procon-JPmóvel

Abril/2018 – das 08h às 16h

Dia 20 – Ponto de Cem Réis (Centro)

Dia 27 – Praça da Paz (Bancários)

Operação Carga Pesada desarticula quadrilha especializada em roubos de cargas na PB e PE

0

Um ação integrada das Forças de Segurança da Paraíba resultou na prisão de 14 pessoas pertencentes a uma quadrilha especializada em roubos de carga que atuavam no estado e também em Pernambuco. A Operação Carga Pesada aconteceu nessa quarta-feira (18) e foi executada por policiais civis da 14ª Delegacia Seccional, com sede em Monteiro, de forma integrada com 11º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba. Além das prisões, também foram realizadas apreensões de veículos de carga, um bloqueador de sinal, uma pistola e munições.

De acordo com o delegado João Joaldo, titular da seccional, um caminhão do tipo carreta foi interceptado durante a madrugada, na BR-230, e encaminhado para uma área rural do município de Camalaú, iniciando as diligências. “Os bandidos usaram dois veículos: um similar a uma ambulância e um Gol. A carreta é proveniente do Sul do país e transportava bobinas de cobre, peças de motocicletas, gênero alimentícios e outras mercadorias.  No local onde iria ocorrer o descarregamento das mercadorias, a Polícia Civil trocou tiros com parte da quadrilha, tendo recuperada a carga e  libertado o motorista”, explicou.

Durante a tarde, policiais militares conseguiram prender o bandido que havia se evadido do referido local. Ainda durante a madrugada  da quarta, a Polícia Militar abordou e conduziu à delegacia os integrantes da quadrilha que estavam dentro da suposta ambulância.

Foram autuados em flagrante pelos crimes de formação de quadrilha, roubo qualificado, receptação, falsificação de documento público, além de porte ilegal de arma: José Henrique de Souza, Henrique Ferreira da Cruz, Gleydson José de Souza, que é foragido do Sistema Prisional de Canhotinho (PE) e com possível mandado de prisão em aberto, Deivid Henrique Silva Oliveira Lima, Genesis Gonçalves de Oliveira, Hélio Diógenes Palmeira, Johnnatha Sharley Ferreira da Silva, Edvando José Batista, Gustavo Henrique Branco Linhares, Lucas Thiago da Silva, João Paulo Cruz de Siqueira Britto, Wellington Fagner Pereira da Silva e Maurício Rodrigues Félix da Silva.

Todos os presos foram recolhidos à Cadeia Pública de Monteiro, onde permanecem até a realização da audiência de custódia. As investigações continuam a fim de identificar outras ações da quadrilha em estados do Nordeste.

Relator, Efraim Filho lembra que pena mais dura por embriaguez ao volante é fruto do trabalho na Câmara

0

Relator do projeto que aumenta a pena para quem dirigir bêbado ou sob efeito de drogas, o deputado Efraim Filho (PB) afirma que a lei que entra em vigor nesta quinta-feira é necessária porque “motoristas embriagados transformam seus carros em máquinas de matar, destruindo as famílias de inocentes, sem que haja a devida punição”.

Efraim Filho foi relator do projeto que estabelece penas mais duras para quem dirige nestas condições na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) na Câmara federal. O texto foi aprovado pelo plenário em dezembro e, sancionado, entrou em vigor nesta quinta-feira (19).

“Os acidentes de trânsito se tornaram verdadeiros problemas de saúde pública”, argumenta. “Assim, quando uma pessoa sob efeito de álcool ou drogas dirige, ela assume o risco de cometer um acidente e tornar esses números, que já são extremamente altos, ainda mais trágicos”, enfatiza.

Até ontem (18), a pena de prisão para o motorista que cometesse homicídio culposo no trânsito estando sob efeito de álcool ou outras drogas psicoativas variava de 2 a 5 anos. O projeto relatado por Efraim Filho na CCJC aumenta a pena. A Câmara estabeleceu pena de prisão de 5 a 8 anos.

“Não se pode punir esse motorista apenas com o pagamento de cestas básicas, como ocorre geralmente, e sim com penas mais rígidas”, acrescenta.

A legislação aprovada pelos deputados proíbe o motorista de obter permissão ou habilitação para dirigir veículo novamente. Para casos de lesão corporal grave ou gravíssima, a pena de prisão, que variava de seis meses a 2 anos, foi ampliada para prisão de 2 a 5 anos, incluindo também a possibilidade de suspensão ou perda do direito de dirigir.

Cássio defende entendimento entre Caixa e lotéricos para reajuste de tarifas

0

Em conversa com o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Valter Nunes, nesta quarta-feira (18), o presidente em exercício do Senado, Cássio Cunha Lima, defendeu que a instituição financeira e os lotéricos cheguem a um consenso sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 1/2018, que reajusta valores pagos pela Caixa aos permissionários lotéricos pelo recebimento de boletos, faturas de concessionárias de serviço público e outros convênios.

— A nossa posição, naturalmente, é de estímulo à negociação. Queremos que as partes se entendam e obviamente vamos prestigiar esse caminho de negociação que é sempre o melhor caminho — ponderou Cássio.

Os lotéricos querem que seja aprovado o texto que tramita no Senado, mas a Caixa diz que o reajuste sugerido acabará provocando o fechamento de diversas lotéricas. Valter Nunes argumenta que concessionárias, como a Companhia Paranaense de Energia e a Companhia Energética de Pernambuco, já disseram que vão dispensar o serviço, pois ficará muito caro.

Ainda segundo Nunes, como, em algumas lotéricas, a arrecadação dos jogos não é suficiente para sustentar os serviços, a falência será um risco e significará prejuízo também para a população. Ele lembrou que há municípios onde os cidadãos contam com serviços bancários somente por meio das lotéricas.

Em contrapartida aos reajustes apresentados no projeto, a Caixa prepara uma nova tabela em comum acordo coma Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para discussão com os lotéricos. Outra proposta a ser apresentada determina o mês de abril como data-base para o reajuste dos valores repassados.

Cássio explicou que o Plenário do Senado decidiu esperar até quarta-feira (25) para que as partes concluam a negociação. A previsão é a votação de urgência para o projeto no mesmo dia para que o PLC entre efetivamente na pauta de votação na semana seguinte.

— Por lealdade da relação, devo preveni-los que o ambiente na Casa, se a negociação não prosperar, é atender aos lotéricos. Porque, se eles que são a parte interessada estão assumindo os riscos de todos esses efeitos colaterais, é muito provável que se aprove aqui no Senado — afirmou Cássio.

Famílias de Sem Tetos ocupam há 15 dias terreno da Prefeitura de Cabedelo, no Recanto do Poço

0
?

Uma área pública destinada à  instalação de uma praça foi invadida há 15 dias por cerca de 30 famílias de sem teto no loteamento Cidade Recreio, no Recanto do Poço, em Cabedelo. O terreno fica próximo a linha férrea da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), que faz a ligação entre João Pessoa e Cabedelo. No local foram construídos barracos improvisados para demarcar a ocupação. Algumas famílias já estão morando no local.

Os moradores da área e outros proprietários de terrenos próximos a invasão estão preocupados com a demora das autoridades em solucionar o problema. Nos últimos 15 dias vários proprietários de terrenos ergueram muros para demarcar suas propriedades e outro problema surgiu: as ruas ficaram obstruídas. Como o loteamento não possui qualquer infraestrutura, as ruas estão cobertas de vegetação e entulhos, o que impossibilita a tráfego de veículos pelo local.

Um dos moradores do local há mais de cinco anos, que não quis se identificar por temer represálias dos invasores, disse que está aguardando uma ação da Prefeitura de Cabedelo e do Ministério Público para retirar os invasores. O Setor de Fiscalização da Secretaria de Planejamento de Cabedelo informou que não há previsão para a retirada das famílias. Segundo informações, a prefeitura aguarda um posicionamento da Justiça sobre uma Ação de Despejo.

Outra moradora, que também não quis ter o nome revelado, disse que as famílias de sem teto estão bem articuladas, possuem carros, motocicletas e recursos para montar os barracos. Desde a tarde de sábado (14), os invasores mostram-se despreocupados com as intervenções da prefeitura de Cabedelo.

“Até hoje, quinta-feira, não vi nenhum funcionário da prefeitura passar aqui. Nem mesmo o pessoal da Guarda Municipal, que tem a sede bem próxima da área invadida, do outro lado da BR. Os invasores mostram-se tranquilos, enquanto nós que pagamos IPTU, conta de água e luz não vemos qualquer iniciativa do Poder Público para retornar a situação anterior, que era de tranquilidade. Não sabemos quem são essas pessoas”, declarou a moradora.

Veja imagens:

Famílias de Sem Tetos ocupam há 15 dias terreno da Prefeitura de Cabedelo, no Recanto do Poço
?
Famílias de Sem Tetos ocupam há 15 dias terreno da Prefeitura de Cabedelo, no Recanto do Poço
?
Famílias de Sem Tetos ocupam há 15 dias terreno da Prefeitura de Cabedelo, no Recanto do Poço
?

Vitor Hugo entrega fardamento para alunos da rede municipal de Cabedelo

0

O prefeito Vitor Hugo entregou, nesta quinta-feira (19), os fardamentos para os alunos da rede municipal de ensino e para os usuários dos serviços sociais mantidos pela Prefeitura de Cabedelo (PMC). A solenidade aconteceu no Cabedelo Clube e marcou mais uma ação da nova gestão, beneficiando cerca de 5 mil alunos e mais de 450 crianças e idosos assistidos pela Secretaria de Assistência Social (Semas).

Desde 2013, os alunos das escolas municipais não recebiam o novo fardamento. O prefeito vai distribuir 5 mil uniformes e, no segundo semestre, mochilas, sapatos e estojos a todos os estudantes de Cabedelo.

 “Esse é um momento histórico para a cidade de Cabedelo. A entrega dos fardamentos para os usuários dos serviços sociais é algo pioneiro, e busca valorizar todas as politicas públicas, sobretudo aquelas que necessitam da assistência social. Esse é um compromisso de gestão que buscamos manter. Já as fardas de nossos estudantes é uma demanda antiga de pais e mães, que tanto sofriam com os uniformes antigos e, até, sem ter com o que vestir seus filhos para ir à escola. Nosso compromisso com a Educação é sério, é sólido e, no que depender de nós, vamos melhorar a qualidade de ensino de nossa cidade e o bem-estar de todos os alunos”, destacou Vitor Hugo.

Fardas novas também para a Semas – Foram entregues 460 uniformes à Semas, em um investimento de R$ 15.744,51. A secretária de Assistência Social, Cyntia Cordeiro, ressaltou a importância da entrega dos fardamentos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), salientando o caráter de pertencimento que a identificação traz para os usuários.

“É com extrema satisfação que inicio o trabalho à frente da Assistência Social de Cabedelo já com a oportunidade de realizar essa solenidade de entrega dos uniformes para usuários dos SCFV, o que ocorre pela primeira vez na cidade de Cabedelo. O uniforme tem o objetivo de não somente identificar o usuário, mas também humanizar crianças, adolescentes e idosos, pois através deles, eles se sentem parte de um grupo, desenvolvendo, assim. mais vínculos com a família e com a comunidade”.

Com o fardamento em mãos, a idosa Maria José Moraes de França, usuária do Reviver I, localizado em Camalaú, comentou a inciativa da PMC.

“O fardamento é muito bom, a roupa está boa e bonita, e é uma coisa que estávamos esperando há muito tempo, pois faz mais de quatro anos que frequento  o Reviver e nunca apareceu essas roupas pra gente. Graças a Deus, agora chegou a nossa vez. Só temos que dizer obrigado à Prefeitura por essa iniciativa”.

Marcos Aurélio aposta na experiência em Brasileirão para levar o Belo ao acesso

0

Após o empate sem gols contra o Salgueiro longe de João Pessoa, O Botafogo-PB estreia dentro de casa na edição 2018 da Série C neste sábado. O desafio não é simples, pois, dentro do Estádio Almeidão, o Belo recebe toda a tradição do Náutico. Dentre diversos atrativos, o duelo vai marcar o encontro de campeões estaduais.

E pensando no confronto de camisas pesadas, o meia Marcos Aurélio, que é a referência botafoguense na temporada, afirmou que a experiência vai fundamental para o clube que deseja fazer uma boa terceira divisão e conquistar o acesso para a Série B de 2019.

Marcos Aurélio aposta na experiência em Brasileirão para levar o Belo ao acesso

Marcos Aurélio já marcou 7 gols com a camisa do Botafogo-PB somando o Campeonato Paraibano e a Copa do Nordeste (Foto: Lucas Barros/GloboEsporte.com)

Aos 33 anos, Marcos Aurélio possui passagens marcantes por diversos clubes tradicionais do país. E apenas em sua segunda participação na Série C da carreira, o jogador espera trazer um pouco de sua vivência para amadurecer o elenco do técnico Leston Júnior.

– Realmente eu tenho essa experiência no futebol, joguei Série A, Série B e também Série C. Tenho muito a agregar por aqui. Além disso, o nosso elenco é muito bom, muito rodado. Por isso, espero estar contribuindo bastante para a equipe do Botafogo-PB – disse Marcos Aurélio.

Com a camisa do Botafogo-PB, nesta temporada 2018, Marcos Aurélio foi campeão paraibano, sendo eleito o craque da competição em eleição realizada pela Rede Paraíba de Comunicação. Individualmente falando, o então armador não se destaca apenas por facilitar a vida dos companheiros de ataque. Pelo contrário, no estadual, o camisa 10 foi vice-artilheiro, com 6 gols marcados.

Marcos Aurélio aposta na experiência em Brasileirão para levar o Belo ao acesso

Marcos Aurélio é o homem das bolas paradas no Botafogo-PB (Foto: Cisco Nobre/GloboEsporte.com)

Além disso, Marcos Aurélio foi muito importante para o Belo na fase de grupos da Copa do Nordeste, na qual o time se classificou com a segunda colocação do Grupo C, ficando atrás apenas do atual campeão Bahia, mas na frente do Náutico, o adversário deste sábado.

Aliás, o Alvinegro enfrentou o Timbu em duas oportunidades somente neste ano. Em João Pessoa, o Belo levou a melhor, vencendo por 2 a 1 de virada, com direito a um gol olímpico de Marcos Aurélio. Porém, no duelo de volta, o Náutico venceu por 1 a 0, em Pernambuco. De acordo com o camisa 10 botafoguense, por jogar em casa, o Botafogo-PB é quem precisa impor o ritmo.

– A gente sabe que vai ser um jogo difícil. Mas dentro de casa nós precisamos ser fortes. Jogamos duas vezes contra eles só neste ano. Vencemos um, perdemos outro. Para sábado, precisamos impor o nosso ritmo. Temos que vencer o Náutico para somar os três pontos e fazer valer o empate em Salgueiro – completa Marcos Aurélio se referindo ao empate na estreia.

Marcos Aurélio aposta na experiência em Brasileirão para levar o Belo ao acesso

Enfrentando o Náutico no Estádio Almeidão pela Copa do Nordeste, o Belo levou a melhor e contou com um gol olímpico de Marcos Aurélio (Foto: Futura Press)

A partida entre Botafogo-PB e Náutico está marcada para as 19h deste sábado. Com um ponto somado após o empate com o Salgueiro, o Belo ocupa a sexta colocação do Grupo A. Após o encontro com o Timbu, o Alvinegro vai ter mais um desafio dentro do Estádio Almeidão, sendo que contra o Confiança, pela terceira rodada.

Publicidade

Mais Lidas

Nossas Redes Sociais

18,437FãsCurtir
8,358SeguidoresSeguir
680InscritosInscrever