Início Site

Suspeito de homicídio em João Pessoa é preso na Bahia

0

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Homicídios de João Pessoa e da 4ª Delegacia de Homicídios de Camaçari, na Bahia, deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de um homem acusado de homicídio praticado em João Pessoa no ano de 2002. O investigado estava foragido na cidade de Camaçari, que fica na região metropolitana de Salvador, e foi capturado na manhã desta terça-feira (14).

A investigação da Delegacia de Homicídios de João Pessoa constatou que o homem estaria no município baiano. Com o apoio das equipes da 4ª Delegacia de Homicídios de Camaçari foi possível localizar e capturar o alvo, dando cumprimento ao mandado que havia sido expedido pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de João Pessoa.

O cumprimento deste mandado faz parte da Operação Hades, uma ação contínua da Polícia Civil da Paraíba que tem por objetivo realizar o cumprimento de mandados expedidos pelas Varas do Júri de João Pessoa. O preso em questão encontra-se custodiado na Bahia, onde ficará à disposição da Justiça.

Corpos carbonizados encontrados em Alhandra são identificados

0

A Polícia Civil concluiu, no dia 13 de janeiro, a identificação dos corpos encontrados carbonizados em dezembro de 2024 na zona rural de Alhandra. O caso, que chocou a população local, envolveu a morte de quatro pessoas, sendo três delas encontradas carbonizadas dentro de um veículo e uma quarta vítima fatalmente baleada.

As vítimas foram identificadas como Geraldo da Silva, Raniere José da Silva (33 anos) e Gezilândia da Silva (27 anos). O processo de identificação foi complexo e demorado devido ao estado avançado de carbonização dos corpos, o que dificultou o trabalho da perícia.

O crime ocorreu em uma área remota de Alhandra, dificultando o acesso das equipes de investigação e socorro. Familiares e amigos, que aguardavam notícias dos desaparecidos, receberam a confirmação da tragédia no último sábado (11).

A Polícia Civil segue investigando o caso para esclarecer as circunstâncias e a motivação dos homicídios, buscando identificar e responsabilizar os autores do crime.

Postos de combustíveis de JP são autuados por aumento de preço da gasolina

0

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa está fiscalizando os postos de combustíveis da Capital para apurar se há irregularidade nos valores praticados nas bombas desde o final de semana, seguindo denúncias de consumidores por aumento extemporâneo no preço da gasolina.

Na tarde desta segunda-feira (13), o Procon-JP notificou nove postos que aumentaram o preço em 40 centavos, 10% a mais que o preço apurado pela pesquisa realizada na semana passada.

Além das explicações que devem ser dadas em até 48h ao Procon-JP, as notificações solicitam as últimas notas fiscais de compra e venda dos combustíveis para analisar se está havendo abusividade. O secretário Rougger Guerra explica que o Procon-JP vai analisar toda documentação emitida pelos postos e verificar se há irregularidades e de que grau.

Rougger Guerra pontua que o consumidor é parte fundamental na fiscalização ao denunciar os locais onde porventura desconfiem de algum tipo de irregularidade. “O consumidor pode entrar em contato com o Procon-JP através do telefone 3213-4702, do WhatsApp 98865-0179 ou ainda pelo site procon.joaopessoa.pb.gov.br”, destacou.

Pesquisa – Quanto à reclamação de aumento indevido no preço da gasolina, o titular do Procon-JP informa que a análise da documentação vai considerar os preços da última pesquisa que mostra o preço do litro da gasolina comum oscilando entre R$ 5,73 e R$ 6,09. O levantamento foi realizado em 109 postos que estavam em atividade no último dia 9 de janeiro.

Penalidades – Os estabelecimentos que forem pegos praticando irregularidades estão sujeitos às penalidades previstas na legislação, a exemplo da aplicação de multas e, dependendo da gravidade, ter as atividades suspensas temporariamente.

Atendimentos do Procon-JP:

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá

Recepção: (83) 3213-4702

Procon-JP na sua mão: (83) 98665-0179

WhatsApp do transporte público: (83) 98873-9976

Instagram: @procon_jp

Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br

Procon-JP Digital: totens instalados nos shoppings Mangabeira, Manaíra, Tambiá e Parahyba Mall

Homem tira a tornozeleira eletrônica, ataca a mulher e envenena filhos

0

Um homem é procurado pelas polícias do Distrito Federal após atacar, na tarde desta segunda-feira (13/1), a esposa com facadasenvenenar os dois filhos. O caso ocorreu por volta das 16h59, na QNP 09 conjunto L, em Ceilândia, no Distrito Federal. O suspeito foi identificado com João Paulo de Oliveira Costa Pereira (foto em destaque), 33 anos.

A Polícia Militar do DF (PMDF) foi acionada e, ao chegar ao local, encontrou as vítimas já sendo atendidas pelo Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF). A mulher foi encaminhada a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Ceilândia.

As crianças também foram levadas para a UPA. Ainda não há informações sobre o estado de saúde delas.

Segundo informações preliminares, o suspeito usava uma tornozeleira eletrônica, mas a retirou o equipamento e deixou na casa da mãe. Por volta das 19h, agentes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher 2 (Deam 2), em conjunto à PMDF, prenderam João.

O caso foi registrado como violência doméstica e seguirá em investigação pela Deam 2. Do Metrópoles.

Saúde ativa Sala de Situação para monitoramento das arboviroses na Paraíba

0

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reativou, nesta segunda-feira (13), a Sala de Situação das Arboviroses, com o objetivo de gerenciar as ações de prevenção e controle e fortalecer o monitoramento do processo de notificação, investigação, fluxo laboratorial e assistencial da dengue e outras arboviroses em toda a Paraíba.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, a ativação da Sala de Situação das Arboviroses vai contribuir para monitorar o cenário epidemiológico de forma integrada com os 223 municípios.

“Com essa instalação, estamos unindo forças para reduzir o número de casos no território paraibano, seja com a vigilância ativa, seja com a elaboração e execução de ações preventivas para eliminar focos do Aedes aegypti e, consequentemente, novas transmissões dos agravos”, afirmou.

Diariamente, às 16h, serão divulgados informes com os números atualizados das arboviroses no estado. Além disso, serão realizadas reuniões ordinárias, pelo menos uma vez por semana, com os membros que compõem a Sala de Situação, a fim de discutir o cenário e as estratégias em consonância com o Plano Estadual de Contingência das Arboviroses para o biênio 2024-2025.

Segundo a técnica responsável pelas Arboviroses, Carla Jaciara, a medida também funciona como um suporte para os municípios em uma possível situação de surto ou epidemia das arboviroses. “O primeiro quadrimestre sempre mostra uma alta sazonalidade dos casos de arboviroses na Paraíba. Esse é o momento ideal para assessorar e monitorar os municípios para que eles estejam preparados para uma eventual epidemia ou um possível surto, bem como auxiliá-los nas ações de conscientização junto à população e nas tomadas de decisões para evitar casos mais graves e, inclusive, óbitos nos seus territórios”, destacou.

Em 2024, o estado registrou 14.789 casos prováveis de dengue, 1.711 de chikungunya e 97 de zika, além de 7 casos de febre oropouche (uma arbovirose com sintomatologia semelhante à da dengue e chikungunya). Ao todo, foram confirmados 11 óbitos decorrentes de dengue, e outros quatro seguem em investigação. Também foram registrados cinco óbitos por chikungunya. Não há óbito (confirmado ou em investigação) em decorrência de zika.

São atribuições da sala de situação estadual das arboviroses na Paraíba:

–       Elaborar Plano de Ação para o combate ao vetor em seu território;

–       Definir diretrizes para execução coordenada e controlada das ações de mobilização e combate ao mosquito em seu território;

–       Coordenar, monitorar e supervisionar a implementação das ações de mobilização e combate ao mosquito em seu território;

–       Gerenciar os estoques estaduais de adulticidas e larvicidas;

–       Apoiar municípios com insumos, equipamentos e logística;

–       Informar à Sala Nacional de Coordenação e Controle as necessidades logísticas para o pronto cumprimento da mobilização e combate ao mosquito;

–       Intensificar as ações de combate ao vetor de forma complementar aos municípios;

–       Consolidar dados e informações provenientes dos Municípios;

–       Validar e remeter dados à Sala Nacional de Coordenação e Controle;

–       Mobilizar as instituições de ensino em todos os níveis da educação;

–       Conscientizar a sociedade sobre a importância da atuação de cada cidadão nos cuidados preventivos necessários para evitar a proliferação do mosquito nos ambientes;

–       Mobilizar o Ministério Público e o Poder Judiciário;

–       Criar mecanismos para o engajamento da sociedade civil no combate ao mosquito;

–       Avaliar resultados da intensificação da campanha para orientar a continuidade das ações;

–       Prestar apoio técnico aos municípios.

Além da ativação da Sala de Situação das Arboviroses, a SES, por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs), trabalha continuamente em parceria com os municípios, realizando oficinas de qualificação profissional para Agentes de Controle de Endemia e Supervisores de Campo, além de ações educativas e preventivas, com uma agenda de orientação à população para combater o mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses.

Lula sanciona lei para restringir uso de celulares nas escolas

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta segunda-feira (13/1), a sanção ao Projeto de Lei nº 4.932/2024. A sanção ocorreu nesta tarde em solenidade com o ministro da Educação, Camilo Santana. O texto restringe o uso de celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas públicas e privadas por todo o Brasil.

O que muda?

  • Alunos ficam impedidos de utilizar celulares e outros aparelhos eletrônicos, inclusive no recreio e intervalo entre as aulas;
  • Há exceções, como uso em atividades pedagógicas e com autorização do colégio;
  • Em casos de “perigo, de necessidade ou caso de força maior” os estudantes poderão ter acesso aos aparelhos;
  • Também fica permitido celular para acessibilidade, inclusão e atendimento às condições de saúde dos alunos.

Depois da assinatura, começa um prazo de 30 dias para regulamentar a lei por meio de um decreto. Os aparelhos podem ser levados para o colégio, mas não devem ser acessados durante o período das aulas.

Lula disse se tratar de um “momento histórico” e elogiou a coragem dos parlamentares. “Imaginei que os deputados não teriam coragem de aprovar essa lei por medo da internet. Para aprovar, eles pensam quantos minutos vão apanhar na internet. É ato de coragem, cidadania, respeito ao futuro desse país”, falou.

O chefe do Executivo ressaltou que a pauta é discutida em outros países também. “A gente precisa voltar a permitir que o humanismo não seja trocado por algoritmo”, apontou.

“Depois que [o aluno] sair da sala de aula e chegar em casa, que a mãe faça o que quiser, não estamos interferindo, estamos apenas educando que há lugar permitido e não permitido. Isso não vai atrapalhar nada a formação digital desse menino”, comentou.

A medida irá impactar estudantes da educação infantil, ensino fundamental e médio. O projeto partiu do Congresso Nacional e teve endosso do ministro da Educação, Camilo Santana.

“Não somos contra acesso a tecnologias. Queremos que essa tecnologia seja utilizada de forma adequada e, principalmente, nas faixas importantes da vida das crianças e adolescentes”, afirmou o ministro.

Santana disse ainda querer “estimular e fortalecer a integração dos alunos dentro da sala de aula”. Do Metrópoles.

Caiado se manifesta sobre Gusttavo Lima no União e candidatura em 2026

0

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado afirmou que Gusttavo Lima “já decidiu” pela sua filiação ao União Brasil e disse que o futuro do partido não será decidido por um “monopólio”. O gestor goiano é pré-candidato à Presidência e busca espaço na direita, mas enfrenta resistência de uma ala lulista na própria sigla. Ao patrocinar a candidatura do “embaixador” em 2026, ele ganha um aliado com apelo popular fora do Centro-Oeste.

“Ele já decidiu. Partido não é monopólio de ninguém. Quantos [mais pessoas] tenham nosso ideário é bem recebido. Candidato só se define na convenção, em julho de 2026. Não podemos esquecer que a candidatura do Gusttavo quebrou a polarização política da campanha de 2026”, disse Ronaldo Caiado ao Metrópoles. Ele não confirmou o encontro com o cantor sertanejo nesta sexta-feira (13/1).

No início deste ano, Gusttavo Lima disse com exclusividade ao Metrópoles, na coluna Grande Angular, que pretende ser candidato à Presidência. Desde então, o assunto ganhou relevância e foi debatido país afora. No entanto, no União Brasil, ele é cotado para concorrer ao Senado por Goiás, apoiando Caiado para o Planalto.

O cantor apoiou Jair Bolsonaro (PL) em 2022, mas desde então se aproximou do governador, que é um dos caciques do União Brasil. O sertanejo também fez acenos a Pablo Marçal durante a campanha do coach à Prefeitura de São Paulo. O ex-candidato também é cotado para se filiar ao partido de Caiado. Apesar de estar radicado em SP, Marçal tem origem goiana (ele nasceu em Goiânia).

O União, porém, conta com três ministros no governo Lula: Celso Sabino (Turismo), Juscelino Filho (Comunicações) e Waldez Góes (Integração Nacional). Os dois primeiros são indicações da bancada do partido na Câmara, enquanto o segundo é o nome do futuro presidente do Senado, Davi Alcolumbre (AP). O grupo governista ameaça dissidência para apoiar a reeleição do petista em 2026.

O presidente do partido, Antônio de Rueda, ainda não se manifestou. Nos bastidores, a candidatura de Gusttavo Lima ao Senado é vista com bons olhos por ambas as alas da legenda, pois poderia ajudar na eleição de congressistas em todo o Brasil.

Caiado nas pesquisas

De acordo com levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira, Caiado tem 11,0% de intenção de voto num cenário de disputa pela Presidência contra Lula, sem a candidatura de Bolsonaro, inelegível até 2030, ou do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), até o momento cotado para disputar a reeleição em São Paulo. Veja como fica:

  • Lula: 34,9%
  • Ciro Gomes: 17,3%
  • Ratinho Junior: 15,9%
  • Ronaldo Caiado: 11,0%
  • Helder Barbalho: 2,0%

A pesquisa realizou a coleta de dados realizada através de entrevistas pessoais, entre os dias 7/1 a 10/1 de 2025. De acordo com o instituto, essa amostra representativa atinge um grau de confiança de 95%, com margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais. Do Metrópoles.

Paraíba é destaque em revista internacional especializada em economia da saúde

0

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Economia da Saúde – que integra o Núcleo de Economia da Saúde (NES) da Paraíba, foi citada como um dos cinco casos de sucesso no Brasil num artigo na Revista Internacional Value in Health.

A publicação refere-se ao estudo do Ministério da Saúde (MS) que examina a importância dos Núcleos de Economia da Saúde (NES) na gestão do SUS. A atividade da Paraíba considerada como caso de sucesso foi a “Avaliação Operacional das Unidades Hospitalares do Estado”. A Paraíba está entre os 18 estados da Federação que têm NES.

De acordo com a subgerente de Gestão de Custos da Gerência de Economia da Saúde da SES, Mariani Maciel Arruda, o Ministério da Saúde tem visitado os núcleos de economia da saúde no Brasil e destacou o processo de avaliação operacional realizado pela GES em 18 hospitais da rede, como um dos cinco casos de sucesso do país. “Essa avaliação abrangeu aspectos administrativos, financeiros e operacionais, exceto a parte assistencial. A atividade foi bem recebida e apresentada em um evento em Barcelona, com elogios e inclusão em um artigo destacado na revista do evento”, destacou.

Além dessa citação na revista internacional, que é um periódico da sociedade profissional para economia da saúde e pesquisa de resultados, há um estudo sobre custos de higienização feito pela GES – PB, emitido em 2024, que foi aprovado para publicação na Biblioteca Virtual em Economia da Saúde Brasil (BVS ECOS). Para conferir o artigo no site é só acessar a publicação por meio do link https://economia.saude.bvs.br/  . Outros estudos estão sendo preparados pelo NES da Paraíba para submissão, pois o Ministério da Saúde incentiva a divulgação dessas ações.

A Rede de Economia e Desenvolvimento em Saúde (Rede Ecos) é uma rede de cooperação técnica gerida pelo Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, do Ministério da Saúde, que tem como principais vertentes o apoio à implementação de políticas públicas em Economia da Saúde, a produção e disseminação da informação e o fomento à formação de técnicos e gestores do SUS.

Saiba como salvar seus filtros antes de eles serem removidos do Instagram

0

Meta removerá, nesta terça-feira (14), todos os filtros de realidade aumentada criados por terceiros no Instagram. Os efeitos primários, ou seja, criados e de propriedade da big tech, continuarão disponíveis. Confira abaixo como baixar os efeitos criados ainda nesta segunda-feira (13).

A companhia irá encerrar o Meta Spark, ou seja, o estúdio que permitia que criadores de conteúdo desenvolvessem filtros personalizados para marcas e projetos pessoais, gerando receita e ampliando o alcance.

Quando o estúdio for desativado, seus efeitos de RA serão removidos das plataformas do Meta. Eles não estarão mais disponíveis para uso ao criar novos conteúdos no Facebook, Instagram e Messenger.

No entanto, de acordo com informações da Meta Spark, os arquivos de efeitos, ativos, vídeos de demonstração e outros arquivos estarão disponíveis para download no Meta Spark Hub até 14 de janeiro de 2025.

Como baixar os efeitos e filtros do Instagram?

Para baixar um arquivo de efeito de realidade aumentada do Meta Spark Hub, primeiro faça login no Meta Spark Hub, em seguida, clique em efeitos e escolha o que filtro que deseja baixar. Por fim, clique em Arquivos e baixe o arquivo.

Já para baixar um vídeo, acesse o mesmo site, clique em efeitos, selecione o filtro desejado, vá em detalhes, vídeo de demonstração e selecione “mais opções” nos três pontos, para realizar o download.

Segundo a Meta, também é possível baixar arquivos pela Central de Contas. Confira o passo a passo:

  1. Acesse a Central de Contas, vá para “Suas informações e permissões” e selecione “baixar suas informações”;
  2. Em seguida, clique em “baixar ou transferir suas informações” ou “solicitar um download”;
  3. Selecione a conta do Facebook ou Instagram que possui os efeitos;
  4. Selecione “tipos específicos de informação”;
  5. Selecione Meta Spark e escolha como deseja fazer o download.

Se um usuário do Facebook, Instagram ou Messenger já tiver usado seu efeito de RA, em um story ou um reel, por exemplo, esse conteúdo não será afetado.

Em agosto, quando a medida foi anunciada, a Meta disse que a decisão faz parte de esforços para priorizar os produtos que “atenderão melhor às necessidades futuras” dos consumidores e clientes empresariais. Da CNN.

Paraibano é preso pela Interpol em Paris por tráfico de drogas

0

A INTERPOL comunicou à Polícia Federal na Paraíba que o paraibano alvo de uma difusão amarela foi localizado em Paris, na França. A informação foi confirmada após a Polícia Federal ter acionado a agência internacional em 11 de novembro de 2024.

O indivíduo está sob prisão preventiva no centro penitenciário de Fleury-Mérogis, na capital francesa, acusado de tráfico de drogas. De acordo com a notificação, ele permanecerá detido por um período de quatro meses, até 6 de março de 2025.

A difusão amarela, emitida pela INTERPOL, é um alerta global utilizado para auxiliar na localização de pessoas desaparecidas em territórios estrangeiros. A colaboração entre a Polícia Federal e a INTERPOL foi fundamental para o desdobramento do caso.

 

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -