Início Site

Prefeitura de JP disponibiliza pontos de coleta para ajudar o Rio Grande do Sul

Com o objetivo de arrecadar donativos e ajudar as famílias que sofrem com as enchentes, na manhã desta quarta-feira (8), o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, lançou a Campanha SOS Rio Grande do Sul, colocando à disposição da população três pontos de coleta em equipamentos da Prefeitura, localizados no Altiplano, Pedro Gondim e Água Fria.

“Tenho satisfação em estar ao lado do prefeito Cícero, do governador João Azevedo e do presidente Lula, de todos aqueles que estão contribuindo para aliviar a dor das famílias neste desastre que tem ocorrido no Rio Grande do Sul. Dizer que a Prefeitura mais uma vez dá um gesto e pede à população que nos ajude a ajudar quem tanto precisa encaminhando os itens que estamos solicitando, porque entendemos que dessa forma vamos ajudar essas pessoas. As cenas são muito fortes e tenho certeza que todos juntos, o Brasil unido, nós vamos sim ajudar quem mais precisa”, reforçou o vice-prefeito.

Estão sendo recebidos itens como água potável, roupas, calçados, itens de higiene pessoal, fraldas descartáveis, ração e coleiras. Os pontos de coleta são no Centro de Referência da Pessoa Idosa, no Altiplano, o Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD), no Pedro Gondim, que funcionam das 8h às 17h; e na recepção do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, que funciona das 8h às 14h.

Todos os donativos serão encaminhados ao Rio Grande do Sul a partir do galpão da empresa aérea Azul, no Aeroporto Internacional de João Pessoa – Presidente Castro Pinto.

ALPB desconvoca secretário de educação e auxiliares para prestar informações

0

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) desconvocou o secretário de educação, Antônio Roberto, e seus auxiliares, para prestar informações. O requerimento foi publicado nesta terça-feira (7).

A matéria foi apresentada pelos deputados Chico Mendes (PSB), líder do governo, e Tanilson Soares (PSB) e aprovada por unanimidade. Com isso, os secretários serão convocados mas sem a obrigação de comparecerem.

Inmet renova alerta de chuvas intensas para 23 municípios da PB

0

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de chuvas intensas para 23 municípios paraibanos nesta quarta-feira (8). As cidades estão localizadas nas regiões do Agreste e Mata Paraibana até a quinta-feira (9).

De acordo com o Inmet, a previsão  é de chuvas entre  20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Vídeo: Gusttavo Lima aparece de surpresa e canta no Bar do Cuscuz, em CG

O cantor Gusttavo Lima apareceu de surpresa no Bar do Cuscuz, em Campina Grande, e surpreendeu fãs, na noite desta terça-feira (7).

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o cantor se divertindo com os fãs.

“Passando aqui pra tomar uma gelada (…) Dia 7 de junho estamos aqui de volta no Maior São João do Mundo”, disse Gusttavo Lima.

Quem estava se apresentando no momento da aparição do artista era o paraibano Gegê Bismarck. “Galera, vocês viram que loucura aconteceu hoje? Do nada Gusttavo Lima chega, e chegou um rapaz e disse ‘Gusttavo Lima quer cantar com você!’, eu disse ‘É o quê?’. Quando olhei, era ele mesmo”, relatou.

Veja Vídeo:

PF vai investigar fake news sobre ações de socorro ao RS

0

A Polícia Federal irá investigar a divulgação de fake news sobre ações dos governo federal, estaduais e municipais nas enchentes do Rio Grande do Sul. O pedido de abertura da investigação foi feito pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No ofício, o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, lista de nomes de influenciadores digitais, de contas em redes sociais e postagens na internet que vêm disseminando informações falsas sobre o trabalho de resgate de pessoas e sobre a recuperação dos estragos no estado. Segundo Pimenta, há “narrativas desinformativas e criminosas” que causam impacto no aprofundamento da crise social vivida pela população gaúcha.

“Os conteúdos afirmam que o Governo Federal não estaria ajudando a população, de que a FAB [Força Aérea Brasileira] não teria agilidade e que o Exército e a PRF [Polícia Rodoviária Federal] estariam impedindo caminhões de auxílio. Destaco com preocupação o impacto dessas narrativas na credibilidade das instituições como o Exército, FAB, PRF e ministérios, que são cruciais na resposta a emergências. A propagação de falsidades pode diminuir a confiança da população nas capacidades de resposta do Estado, prejudicando os esforços de evacuação e resgate em momentos críticos. É fundamental que ações sejam tomadas para proteger a integridade e a eficácia das nossas instituições frente a tais crises”, diz o ofício.

De acordo com o Ministério da Justiça, a investigação irá apurar ilícitos ou eventuais crimes relacionados à disseminação de desinformação e individualização de condutas.

Em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU), serão acionados órgãos competentes para ações judiciais de responsabilização dos culpados.

Quaest: 50% aprovam o trabalho de Lula e 47% desaprovam

0

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) aponta que 50% dos entrevistados aprovam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por outro lado, 47% desaprovam. Esta é a primeira vez que o percentual dos que aprovam e desaprovam empata tecnicamente. Outros 3% não souberam ou não responderam.

O levantamento encomendado pela Genial Investimentos ouviu 2.045 pessoas, em 120 municípios, entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para baixo e a reprovação um ponto para cima em relação à última pesquisa, realizada em março. À época, 51% dos entrevistados aprovavam o trabalho do presidente, enquanto 46% desaprovavam.

Aprovação do trabalho que o presidente Lula está fazendo:

Aprova: 50%
Desaprova: 47%
Não sabe ou não respondeu: 3%

Pesquisas de opinião realizadas em março pelos institutos Datafolha, Quaest e Ipec apontam que a popularidade de Lula está em tendência de queda em 2024.

Em abril, o governo lançou uma campanha com viagens pelo país e inauguração de obras para tentar melhorar a popularidade do presidente, que conta também com uma tentativa de aproximação ao eleitorado religioso. Segundo apuração do blog da Andreia Sadi, também faz parte da estratégia do governo mirar o público que considera a gestão como “regular”.

Avaliação por setores
“A aprovação parou de cair, muito porque [a avaliação de Lula] parou de piorar no Sul e entre os evangélicos. As pessoas ainda têm uma percepção negativa da economia, acham que Lula não está entregando o que prometeu”, afirma Felipe Nunes diretor da Quaest.
A pesquisa indica que, entre os evangélicos, o índice de desaprovação de Lula agora é de 58% (era de 62% em março), se igualando ao percentual observado entre os católicos (que se manteve estável em 58% entre as pesquisas).

Já a aprovação entre os evangélicos passou de 35% para 39% no mesmo período. A margem de erro máxima para esse grupo é de 4 pontos percentuais.

A maior variação na avaliação positiva do trabalho de Lula entre março e maio aconteceu na região Sul, subindo sete pontos percentuais, de 40% para 47%. Já a rejeição, que era de 57% (a maior entre as regiões), passou para 52%. A margem de erro máxima nesse recorte da pesquisa é de 6 pontos percentuais.

Avaliação geral do governo Lula
A Quaest também perguntou como os entrevistados avaliam o governo Lula de forma geral.

Segundo o levantamento, 33% avaliam o governo de forma positiva, mesmo percentual dos que avaliam de forma negativa. Não souberam ou não responderam somam 3%.

Na comparação com a pesquisa anterior, a avaliação positiva do governo oscilou 2 pontos percentuais para baixo (antes era 35%). Já a avaliação negativa oscilou 1 ponto para baixo (era de 34%). Os que consideram o governo regular subiram de 28% para 31%.

Avaliação geral do governo Lula:

Positiva: 33%
Negativa: 33%
Regular: 31%
Não sabem/Não responderam: 3%

Rumos do governo
Os entrevistados também foram questionados sobre se o país está indo na direção certa ou errada. Para 49%, o país está na direção errada, contra 41% que consideram que a direção é correta. Já 10% não souberam ou não responderam.

Sobre as intenções de Lula, 51% responderam que consideram o presidente bem-intencionado. Já 42% disseram que Lula não é bem-intencionado. Outros 7% não souberam ou não responderam.

Em relação às promessas de campanha, 63% consideram que Lula não tem conseguido fazer aquilo que prometeu. Já 32% consideram que o presidente tem conseguido fazer o que prometeu, e 6% não souberam ou não responderam.

A Quaest também perguntou para os entrevistados para quem acham que o governo Lula trabalha. A maioria (52%) considera que o governo trabalha para atender às necessidades de todos; 35% acham que o governo trabalha para atender às necessidades de quem votou em Lula, e 13% não souberam ou não responderam.

Economia
Para 38% dos entrevistados, a economia no Brasil piorou nos últimos 12 meses. Para 32%, ficou do mesmo jeito. Já para 27%, a economia melhorou.

Nos últimos 12 meses, a economia do Brasil…

Piorou: 38%
Ficou como estava: 32%
Melhorou: 27%

A pesquisa perguntou, ainda, o que os entrevistados esperam da economia brasileira nos próximos 12 meses.

Segundo a Quaest, 48% dos entrevistados afirmaram que têm a expectativa de que a economia vai melhorar. Para 30%, a economia vai piorar. Além disso, 19% acreditam que vai permanecer como está. Por fim, 3% não souberam ou não responderam.

Homem é preso acusado de abuso sexual infantil, em Catolé do Rocha

0

Um homem de 22 anos foi preso, na manhã desta quarta-feira (8), acusado de armazenar vídeos dos filhos da própria namorada em cenas de nudez. A operação foi deflagrada pela Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos (DECC), no município de Catolé do Rocha.

“Essa é a segunda fase da operação. Inicialmente a investigação se deu pela participação em grupo de WhatsApp onde existia compra e venda de arquivos digitais contendo abuso sexual infantil”, explicou o delegado João Ricardo, titular da delegacia.

As vítimas dos vídeos são duas crianças filhas da namorada do suspeito, onde havia toque nas genitálias dos menores de idade e até simulação de cena de sexo.

Prefeito Vitor Hugo aprova projeto de construção do Centro de Convenções de Cabedelo

0

Um dos mais modernos do Nordeste. Esse é o projeto do Centro de Convenções de Cabedelo, aprovado pelo Prefeito Vitor Hugo (Avante) na manhã desta quarta-feira (8).

O local contará com teatro, quatro salas multiuso com paredes retráteis, quatro salas de reunião, biblioteca, quatro salas para oficinas de música, dança, teatro e artesanato, além de restaurante, espaço para exposição e salão multiuso para shows e feiras.

O orçamento para a obra é de R$ 20 milhões e deve ter contrapartida de verbas federais através de emendas do Deputado Federal Mersinho Lucena (Progressistas).

O Centro de Convenções será construído em um terreno da Prefeitura no bairro de Intermares. A licitação está prevista para o segundo semestre de 2024 e o início das obras já para o ano que vem.

Chuvas no RS: mortes chegam a 95; 1,4 milhão de pessoas são afetadas

0

As tragédias das chuvas no Rio Grande do Sul provocaram 95 mortes até agora, sendo que quatro casos estão em avaliação. O governador Eduardo Leite confirmou que 131 pessoas estão desaparecidas. Pelo menos, 401 cidades foram afetadas, o que representa 80,6% do total de 497 cidades gaúchas.

Em entrevista à imprensa nesta terça-feira (7), o governador classificou a situação de “catástrofe”. Além disso, 48.799 pessoas deixaram suas casas e estão em abrigos.

No entanto, o governo contabiliza um total de 159.036 cidadãos na condição de desalojados. O desastre deixou, até o momento, 1,4 milhão de pessoas afetadas pelo desastre. O Rio Grande do Sul tem 10,8 milhões de habitantes, segundo o censo de 2022 do IBGE.

“O tamanho da crise no Rio Grande do Sul é o que especialmente torna essa situação difícil de tratarmos. Praticamente todo o estado está atingido de alguma forma”, lamentou o governador.

Ele disse que os números estão se elevando a cada dia, mas que os dados podem estar “imprecisos”.

Queda de temperatura
A previsão é de queda das temperaturas a partir da noite de quarta-feira (8) e quinta-feira (9) com estimativa de chuva forte na zona sul do estado.

“Há uma primeira projeção de que, entre sexta-feira e domingo, nós voltemos a ter chuvas muito fortes na metade norte do estado, com incidência nos rios que já se elevaram e que já provocaram todos esses estragos”, disse o governador.

O governador pede que as pessoas ainda não voltem para suas casas, pois há risco de novas enchentes.

Dois homens morrem e outros dois ficam feridos em operação no Bairro São José, em JP

0

Dois homens morreram e outras duas pessoas ficaram feridas em uma operação policial realizada no bairro São José. na Zona Leste de João Pessoa, na madrugada desta quarta-feira (08),

A operação tinha o objetivo de combater a violência na região e o tráfico de drogas. De acordo com a Polícia, as guarnições foram surpreendidas com disparos de arma de fogo e reagiram ao ataque, o que resultou nas mortes.

Além disso, um suspeito foi preso e foram apreendidos um revólver, drogas e celulares.

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -