Prefeitura de Conde propõe agenda de inclusão produtiva aos Tabajaras

A Prefeitura de Conde pactuou nesta quarta-feira (19) uma agenda de inclusão social, geração de emprego e renda, protagonismo e garantia de direitos com representantes da população indígena do município. A prefeita Márcia Lucena e o cacique Edinaldo, da Aldeia Vitória, representante da população Tabajara no município de Conde, reuniram-se na manhã desta quarta-feira para avaliação de projetos, das ações já em andamento, e das perspectivas de ampliação da assistência em Saúde e em Educação.

Também participaram do encontro, que teve caráter simbólico alusivo à passagem comemorativa do Dia do Índio, representantes da comunidade quilombola de Gurugi, na zona rural de Conde (Litoral Sul paraibano). As lideranças quilombolas propuseram a criação de uma escola pela Prefeitura com projeto pedagógico específico, e a professora Márcia Lucena indicou possibilidade de acolhimento pela Prefeitura da proposta que considerou importante “para a consolidação de uma identidade cultural quilombola”.

A prefeita, no diálogo com o cacique, presenciado por jovens, mulheres e crianças indígenas, reafirmou a importância da participação do povo Tabajara nas assembléias do Orçamento Democrático, disse também ser indispensável a participação em todos os conselhos, e que vai desenvolver políticas de fortalecimento das aldeias. Márcia Lucena falou ainda sobre a intenção da prefeitura de criar um museu virtual da cultura Tabajara

O cacique Edinaldo informou sobre a expectativa da comunidade quanto à instalação de uma casa de farinha e de uma cozinha comunitárias, propostas sobre as quais a prefeita Márcia Lucena comentou a importância para fortalecer o resgate e a afirmação de tradições, além de ser capaz de gerar renda. A prefeita lembrou a parceria com o Sebrae que a gestão municipal mantém para instalar a Casa do Empreendedor, ação que será ampliada para atender também aos índios de Conde.