Governo participa de fórum sobre investimentos em infraestrutura 

A Paraíba se integra aos demais Estados do Nordeste nesta quarta-feira (19), a partir das 9h, no Fórum BNB de Infraestrutura, em Fortaleza (CE), para discutir ações voltadas à viabilidade de novos investimentos no setor para a região com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), operado pelo Banco do Nordeste.

Como representante do governo, o secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, destacou a importância das discussões para o fomento ao desenvolvimento da região. “Iremos marcar presença no fórum e saber se esses investimentos atendem à necessidade da Paraíba. Novos recursos sempre são bem-vindos, mas precisam ser avaliados”, lembrou.

Criado em 1988 e regulamentado em 1989, o FNE é um instrumento de política pública federal operado pelo Banco do Nordeste que objetiva contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, por meio da execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonância com o plano regional de desenvolvimento, possibilitando, assim, a redução da pobreza e das desigualdades.

 

Provido de recursos federais, o FNE financia investimentos de longo prazo e, complementarmente, capital de giro ou custeio. Além dos setores agropecuário, industrial e agroindustrial, também são contemplados com financiamentos os setores de turismo, comércio, serviços, cultural e  infraestrutura.