Folha de São Paulo destaca trajetória do humorista paraibano Cristovam Tadeu

O humorista paraibano Cristovam Tadeu foi homenageado na edição desta sexta-feira (14) da Folha de São Paulo. O texto, escrito por Kelly Mantovani, destaca a trajetória do artista paraibano que também foi chargista, dublador e imitador de figuras ilustres como Caetano Veloso, Ariano Suassuna e até o governador Ricardo Coutinho.

Confira abaixo o texto completo.

 

Mortes: Artista paraibano, foi dublador e chargista

 Era rindo de si mesmo que o garoto franzino Cristovam Tadeu respondia com maestria, na infância, aos colegas que faziam comentários sobre sua aparência. O bom humor peculiar foi decisivo para que ele seguisse carreira artística.

Mais velho entre cinco irmãos, Cristovam se dizia a “ovelha negra” da família –que, de início, não aceitava sua escolha pelas artes.

Aos 14, criou um grupo de teatro que imitava “Os Trapalhões”. Depois, estudou teatro e artes visuais na Universidade Federal da Paraíba.

Começou a estudar jornalismo, mas abandonou o curso quando, nos anos 1980, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como dublador e deu voz a um personagem do seriado “Jaspion”.

De volta a João Pessoa, quatro anos depois, fez shows de humor em bares e teatros. Dramaturgo, foi também professor de artes cênicas e, paralelamente, fazia charges políticas em jornais locais.

Divertia-se ao imitar personalidades famosas da política e da cultura –Caetano Veloso, Ariano Suassuna e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, entre outros, faziam parte de seu repertório.

Apesar da irreverência, era conhecido por ser organizado e acordar todos os dias às 4h. Tinha como hobby colecionar objetos que iam de discos e quadros a fotos e garrafas, e acompanhava rodas de choro pela cidade.

Morreu em casa, após uma parada cardíaca, no último dia 8, aos 54, deixando três filhos e quatro irmãos.

Uma missa em sua homenagem acontecerá neste domingo (16), às 10h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em João Pessoa.