“Estão fazendo festa com o chapéu alheio”, esbraveja parlamentar sobre vinda de Temer à PB

O deputado federal Luiz Couto (PT) disse nesta sexta-feira (10), em entrevista ao Paraíba Já, que não vai comparecer ao evento que marca o início da passagem das águas do Rio São Francisco na Paraíba pela obras de transposição porque não reconhece a legitimidade do presidente Michel Temer. “Eles estão fazendo festa com o chapéu alheio”, disse indignado.
Luiz Couto também falou sobre a transposição e a importância dos ex-presidentes Lula e Dilma, que fizeram 96% da obra. Confira abaixo a entrevista.
 O que significa a Transposição?
A Transposição é uma obra importantíssima para que nós paraibanos possamos conviver com a seca. É um sonho antigo, uma ideia que existia desde o Império, desde Dom Pedro II porque os portugueses sofreram no século XVII com a seca. Mas, precisou da sensibilidade e da coragem de um nordestino, Luiz Inácio Lula da Silva, para que essa esperança se transformasse em realidade. Ela representa um novo rumo de vida para os nordestinos e, especialmente, para nós paraibanos.
O senhor pretende continuar buscando soluções e mais celeridade para que as águas cheguem ao sertão?
Certamente. Sempre. Quando houve a reunião de bancada em 2016 para definir as emendas ao Orçamento, a bancada da Paraíba poderia apresentar duas emendas impositivas, mas quando eu sugeri que uma delas poderia ser para a questão da água na Paraíba, o coordenador da bancada disse que não havia projeto para que isso acontecesse. Não era verdade, porque o secretário de recursos hídricos da Paraíba, João Azevedo, tinha um projeto pronto para levar a água para toda região no Curimatau paraibano. Mas, eu fui voto vencido. Outra coisa é que as obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão paradas por causa de burocraria. A construtora Mendes Junior se declarou incapaz de realizar o empreeendimento, a segunda colocada na licitação para tocar os trabalhos foi inabilitada e precisamos definir essa situação o quanto antes para que a Transposição se dê rapidamente.
O senhor vai à solenidade com o presidente Michel Temer em Monteiro?
Não. Não o reconheço como presidente. Ele é um golpista que conspirou para a queda da presidenta eleita Dilma Rousseff, que deixou a obra com 96% de conclusão. Se ela não tivesse sido alvo de um Golpe, a Transposição estaria concluída desde o ano passado.  Eles estão fazendo festa com o chapéu alheio.