Deputados prestigiam encontro de Ricardo com prefeitos eleitos

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, e vários deputados estaduais prestigiaram, na manhã desta segunda-feira (5), a abertura do evento “O Governo e as Cidades – Encontro com prefeitos e prefeitas da Paraíba”. A programação contou com a presença do governador Ricardo Coutinho e de diversos auxiliares do Executivo Estadual.

O evento, que ocorreu no Centro de Convenções, em João Pessoa, contou com a presença dos deputados Gervásio Maia, Buba Germano, Estela Bezerra, José Aldemir, Branco Mendes, João Gonçalves, Hervázio Bezerra, Caio Roberto, Raoni Mendes, Bosco Carneiro, Galego Souza, Doda de Tião, Genival Matias e Antonio Mineral.

Além disso, também prestigiaram o evento o senador Raimundo Lira, a vice-governadora Lígia Feliciano, e o deputados federais Wilson Santiago e Damião Feliciano.

Para Adriano Galdino, a presença da Assembleia no encontro demonstra o comprometimento e a parceria que a Casa de Epitácio Pessoa tem com o Governo do Estado. “Sempre que há algo de interesse da população, a Assembleia tem que estar”, afirmou.

O deputado Gervásio Maia ressaltou o trabalho que o governador Ricardo Coutinho tem feito ao dialogar com os gestores antes mesmo do início dos mandatos. Além disso, o parlamentar destacou a “participação efetiva da Assembleia no encontro, com a presença de tantos pares neste evento que visa buscar a unidade entre Governo e prefeituras”.

Para a deputada Estela Bezerra, o Poder Legislativo tem a obrigação de acompanhar o desenvolvimento dos municípios. “O Estado não se desenvolve sem unidade. Vários setores dependem da contribuição e colaboração com os prefeitos e por isso que esse diálogo é muito importante”, argumentou.

Buba Germano acredita que a experiência de contar atualmente com 8 ex-prefeitos atuando na Casa já demonstra que a experiência desses ex-gestores podem contribuir para o trabalho dos novos prefeitos. Além disso, o parlamentar destacou o trabalho do Pacto Social, que desde 2011 vem investindo em recursos e parcerias do Governo do Estado com a prefeituras.

O deputado estadual e prefeito eleito de Cajazeiras, José Aldemir, avalia que o momento de eleição passou e agora está na hora de todos descerem do palanque e buscar dialogar com o Governo, pensando no interesse da população. “Ele é o governador de todos os 223 municípios e, por isso, todos os prefeitos eleitos devem procurar o diálogo com o Executivo do Estado”, assegurou.

O governador Ricardo Coutinho ressaltou que, mesmo com a crise, o Governo do Estado tem inaugurado obras e mantido o ritmo de crescimento. “Por esse Brasil afora, nessa conjuntura, com essa crise, não temos mais datas nesses mês para entregar obras, porque a agenda do mês está lotada”, disse. Além disso, Ricardo ressaltou a força do diálogo e parcerias para a construção de políticas públicas para a sociedade.

Já o prefeito eleito de Bayeux, Berg Lima, destacou que o encontro é uma oportunidade dos gestores conhecerem o trabalho do Governo do Estado e as parcerias que os municípios podem fazer.

Na programação do evento, ainda contam mesas temáticas sobre perspectivas e desafios da gestão pública e modelos de desenvolvimento e políticas sociais, além de stands das principais secretarias e órgãos da administração indireta e encerramento com o governador Ricardo Coutinho.