Chuvas intensas causam alagamentos e populares encontram peixes em ruas de JP

Desde o início da noite desta segunda-feira (28), há incidência de chuvas em João Pessoa, o que causou alagamentos em alguns trechos da cidade. No Bessa e Castelo Branco , árvores caíram. Um buraco foi registrado no Varadouro e gerou a interdição de duas faixas de uma das principais vias do bairro. Já na Rua Padre Azevedo, populares encontram peixes em meio às águas que inundavam a via pública. De acordo com informações da Defesa Civil, choveu mais de 88 milímetros entre a noite de segunda e a manhã desta terça.

Cinco notificações foram contabilizadas pelo órgão, mas com pouca gravidade, como rachaduras e infiltrações em imóveis. Alguns dos principais corredores ficaram com o trânsito lento, como Avenida Sanhauá, no Varadouro; Avenida Pedro II, no Centro; Avenida Epitácio Pessoa, no Bairro dos Estados; e Avenida Sérgio Guerra, no Bairro dos Bancários.

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela, exclareceu  que os alagamentos registrados na capital paraibana foram causados pelo grande volume de chuva em pouco tempo. “Foi um volume muito alto em pouco tempo. Qualquer cidade grande, que teve grante parte do solo concretado, tem problema para escoar a água da chuva. Para ser considerado um ponto de alagamento, temos que levar em consideração a situação do escoamento cerca de 30 minutos após a chuva parar. Com exceção de alguns pontos com problemas históricos, como em frente à CBTU, não registramos grandes problemas”, comentou.

Na Rua Padre Azevedo, na saída do Terminal de Integração do Varadouro, uma das faixas da via está interditada, pois parte da pista cedeu e apenas uma das faixas está liberada para o trânsito. Moradores do local informaram que no buraco que se abriu na via, é possível encontrar peixes. Na Rua Ivanice Martins da Câmara, no bairro do Bessa, uma árvore caiu com as chuvas e interditou um das faixas no início da manhã.

Às 7h30 (horário local), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) informou que a árvore havia sido retirada e a via liberada. A Semob também informou, no início da manhã, que os principais corredores de João Pessoa tinham fluxo intenso e não registravam pontos de retenção.