6 maneiras de minimizar a timidez das crianças

Cada criança tem sua própria personalidade, algumas são mais espontâneas e comunicativas, já outras são tímidas e não socializam muito. No entanto, é muito importante que todas as crianças tenham um convívio social para que a timidez seja tratada da melhor maneira, uma criança que aprende a lidar com a timidez na infância se torna um adulto muito mais seguro, tornando-se mais comunicativo com as pessoas ao redor.

Existem muitas formas de se ajudar uma criança tímida a perder essa característica, você pode dar uma bola de futebol para que ela possa brincar os amiguinhos, sempre incentivando o trabalho em equipe. Pode mostrar a ela como se comunicar com as outras crianças, tudo no tempo dela, é claro.

Abaixo te mostramos algumas dicas que com certeza vão te ajudar a entender como fazer para que uma criança perca a timidez.

1 – Tenha paciência

Um dos pontos mais importantes na hora de lidar com uma criança tímida é ter paciência com ela, isso vai ajudá-la a ter confiança e comece a se soltar para as interações com outras crianças. Ter paciência é mostrar que tudo bem ser tímido e que você está lá para ajudar. Lembrando que uma criança tímida não necessariamente vai ser um adulto tímido também.

2 – Faça pequenos estímulos

É muito importante que a criança se sinta estimulada a perder a timidez, mesmo que seja aos poucos. Faça pequenos estímulos como colocá-la no time de futebol, na natação, em aulas de inglês, para que ela possa socializar com outras pessoas. Esses estímulos também devem acontecer em casa, abrindo espaço para conversas sobre diferentes assuntos, você pode usar isso como uma brincadeira para que a criança se sinta mais à vontade.

3 – Escute a criança

Outra dica é sempre escutar a criança e saber quais são os seus limites, isso gera confiança e você vai ter uma ideia do que a criança mais tem timidez. Crianças tímidas podem ter dificuldade para conversar até mesmo com os pais, por isso é importante ter um ambiente acolhedor, para que a criança se sinta acolhida e segura para contar qualquer coisa.

4 – Não rotule a criança

Rotular uma criança é colocar ela numa caixinha, sem que ela possa ver o que tem ao seu redor, e isso é péssimo quando o intuito é fazer com que ela perca a timidez. Não rotule a criança, deixe que ela encontre o que mais a faz feliz, se o ambiente for tranquilo, ela vai se abrir para socializar com outras pessoas.

5 – Promova a socialização

É muito importante que os pais promovam a socialização da criança, até mesmo em casa, e isso está interligado ao fato de promover pequenos estímulos. Faça com que a criança se sinta confortável para conversar com outras crianças, mostre como a socialização é uma parte importante, até mesmo para fazer novos amigos na escola.

6 – Dê autonomia para a criança

Outra dica superimportante é dar autonomia para que a criança escolha o que quer fazer, apresente algumas opções, ela vai escolher o que preferir e cabe aos pais apoiar as decisões da criança. Quando uma criança tem autonomia, ela cria confiança em si própria, isso faz com que ela se sinta mais aberta para socializar com outras pessoas do seu círculo social, mas é claro que isso deve ser feito aos poucos, com pequenas coisas. O importante é garantir que a criança esteja à vontade para socializar e passar por cima da timidez de uma forma saudável.