A Black Friday 2024 é uma boa oportunidade para comprar uma geladeira nova por um preço mais baixo. Afinal, essa época do ano é marcada pelos maiores descontos, que, no Brasil, não acontecem apenas na última sexta-feira de novembro (29), mas ao longo de todo o mês. No entanto, para garantir um bom negócio e investir em um eletrodoméstico que realmente valha a pena, é preciso considerar alguns fatores. Entre eles estão a capacidade de armazenamento do refrigerador, o consumo de energia, a garantia oferecida para o modelo, entre outros.
Aqui está uma lista com os principais pontos que você precisa estar atento na hora de comprar uma geladeira durante a Black Friday 2024. Com isso, você vai conseguir focar apenas nos produtos que atendem às suas necessidades e que serão ótimos investimentos a curto e, principalmente, longo prazo. Veja, a seguir, as seis geladeiras que você não deve comprar de jeito nenhum.
Quais geladeiras não comprar na Black Friday 2024?
- Geladeiras sem a capacidade que você precisa
- Geladeiras que consomem muita luz
- Geladeiras com más avaliações
- Geladeiras obsoletas
- Geladeira com pouca garantia
- Geladeiras sem recursos essenciais
1. Geladeiras sem a capacidade que você precisa
Na hora de comprar uma geladeira, a primeira coisa que você deve observar é se a capacidade de armazenamento do modelo escolhido vai atender às suas necessidades. Afinal, não adianta escolher um produto pequeno que, na prática, não vai comportar todos os itens que você precisa manter refrigerados. Além disso, se for sobrecarregada, a geladeira pode apresentar defeitos e influenciar diretamente no consumo energético, o que tende a aumentar a conta de luz.
Sendo assim, o primeiro passo é fazer uma seleção dos produtos que têm capacidade dentro da média que você e sua família precisam. Dessa forma, as chances de comprar uma geladeira pequena ou grande demais se tornam praticamente nulas, aumentando a probabilidade de fazer uma compra vantajosa. Vale lembrar que os modelos de 200 a 300 litros atendem até 4 pessoas, enquanto os entre 350 e 500 litros atendem até 6 pessoas.
2. Geladeiras que consomem muita luz
Outro fator muito importante é o consumo de energia do aparelho. Existem diversas geladeiras classificadas pelo INMETRO com eficiência energética A e que possuem o selo Procel, que indica quais eletrodomésticos consomem mais ou menos energia elétrica. Esses modelos são capazes de funcionar com um gasto de energia inferior e, por isso, não se tornam vilões da conta de luz. Portanto, sempre procure pelos eletrodomésticos mais eficientes, a fim de evitar gastos excessivos com energia elétrica.
3. Geladeiras com más avaliações
Comprar geladeiras e outros eletrodomésticos pela internet tem se tornado cada vez mais comum, especialmente durante a Black Friday. Um benefício dessa modalidade de compra é a possibilidade de conferir as avaliações de outros consumidores. Com isso, é possível saber se o produto tem boas recomendações e, assim, decidir se vale a pena adquiri-lo.
Se o modelo tiver uma classificação baixa em estrelas e muitos relatos negativos de consumidores em marketplaces como Amazon, Mercado Livre e Casas Bahia, não hesite em retirá-lo da sua lista de opções. Além disso, ler os relatos de clientes em plataformas como o Reclame Aqui pode evitar que você compre uma geladeira com desempenho insatisfatório, que não cumpra o que promete, que tenha baixa qualidade ou apresente defeitos em pouco tempo de uso.
4. Geladeiras obsoletas
Em épocas de promoção como a Black Friday, é comum que as lojas reduzam ainda mais os preços de geladeiras ultrapassadas que precisam vender. O valor baixo é uma estratégia para atrair o consumidor, mas, na prática, costuma gerar prejuízos até mesmo no curto prazo. Afinal, uma geladeira obsoleta tende a apresentar problemas rapidamente, o que pode obrigar o usuário a comprar outro aparelho em pouco tempo. Por isso, optar por modelos lançados recentemente também pode ser uma forma de economizar.
5. Geladeira com pouca garantia
Ao comprar uma geladeira, todos os fabricantes oferecem um período de garantia. Esse recurso é uma forma de proteger o usuário de precisar gastar mais dinheiro caso o eletrodoméstico apresente algum problema pouco tempo após a compra. No entanto, nem sempre as marcas oferecem o tempo ideal de suporte, que costuma ser de 12 meses.
Nesses casos, não é recomendado adquirir modelos com um período de garantia muito curto, pois há a probabilidade de apresentar problemas logo após o fim da garantia, o que pode prejudicar o orçamento do consumidor, que precisará pagar pelo conserto.
6. Geladeiras sem recursos essenciais
Se você está esperando a Black Friday 2024 para trocar de geladeira, aproveite a promoção para investir em modelos que, em condições normais, estariam fora do seu orçamento. Geladeiras com tecnologias avançadas e lançamentos recentes, por exemplo, têm maior chance de atender às suas expectativas. Modelos frost free, inverter, Side by Side ou inverse são algumas das opções que valem a pena conferir durante os dias e horas de grandes descontos, pois costumam ter preços mais acessíveis