TCE nega que usa recursos do TCM no orçamento nos últimos nove anos

O presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado ( TCE), conselheiro André Carlo Torres Pontes, emitiu nota à imprensa, na noite desta quarta-feira (25), negando que a instituição faça uso do percentual de 0,4% destinado ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que foi agregado à orçamento desde 2006.

Leia nota na íntegra

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, a propósito de informações atinentes à suposta apropriação indevida de recursos que lhe são destinados, esclarece, para reposição da verdade, que:

Entre janeiro de 2006 e dezembro de 2008, apesar de autorizado por leis de iniciativa do Executivo Estadual (Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2006, 2007 e 2008), o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba nunca fez uso do percentual de 0,4% em acréscimo ao seu orçamento.

Desde janeiro de 2009, quando a LDO daquele exercício deixou de conter a autorização do percentual extra, o TCE desconsidera o acréscimo de 0,4% ao limite de seus gastos com pessoal e encargos.

Por fim, reitera que a eventual criação de um Tribunal de Contas dos Municípios implica despesa, apenas com pessoal, de 0,4% da Receita Corrente Líquida, percentual este a ser deduzido dos recursos do Poder Executivo.