36 crianças são hospitalizadas após brincarem com tabuleiro ouija, na Colômbia

Segundo relatos, elas apresentavam sintomas como convulsões, perda de visão temporária e quadros críticos de ansiedade

Trinta e seis crianças de uma escola na cidade de Timbiquí, na Colômbia, foram levadas às pressas ao hospital após participarem do jogo de tabuleiro Ouija, que se propõe a falar com espíritos.

Professores, funcionários da escola e parentes socorreram um grupo de crianças, que foi encaminhado ao hospital local. Segundo relatos, elas apresentavam sintomas como convulsões, perda de visão temporária e quadros críticos de ansiedade.

O diretor do colégio Emilio Balanta benzeu as crianças com água benta. “É um fenômeno muito incomum o que ocorreu. Uma menina começou a se debater e os outros a agarraram para ela não se machucar, depois outra começou a ter o mesmo problema. São 36 alunos, são crianças de todas as idades. É o que se acredita, foi uma situação diabólica. Não há explicação para o que aconteceu, não há”, disse o diretor em entrevista ao El País.

Todas as crianças levadas ao hospital já se recuperaram do incidente, ocorrido no mês passado.

O episódio acendeu um sinal de alerta entre as autoridades colombianas. O secretário de educação do departamento de Cauca, Amarildo Correa, pediu mais atenção às crianças por parte de pais e professores.

Esta não foi a primeira vez que um episódio envolvendo o tabuleiro levou crianças ao hospital no país. Em março, um grupo de 28 alunos de uma escola de Galeras, também foi internado após brincar com um tabuleuro Ouija.

No Brasil, a brincadeira é adaptada sem tabuleiro e é popularmente chamada de jogo do copo, ou do compasso.

O tabuleiro ouija promete “comunicação com espíritos”. Brincadeira popular desde o século 19, consiste em uma superfície plana com letras, números ou palavras. Os participantes colocam os dedos sobre um indicador, como um copo ou outro objeto, que se move para responder perguntas. Cientistas, porém, apontam que é mais provável que sejam os próprios participantes que mexam os objetos, consciente ou inconscientemente.