Paraíba registra maior alta do ano nas vendas do comércio de varejo

As vendas registraram o maior crescimento do ano do Estado em maio

As vendas do comércio ampliado paraibano, que inclui o varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registraram o maior crescimento do ano do Estado em maio, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em maio, o segmento apresentou expansão de 5,4%, quando comparado ao mesmo período do ano passado,enquanto o país teve alta menor (4,5%).

A taxa do volume de vendas varejo, sem inclusão do ampliado, também apresentou a maior alta do ano em maio (3,2%), mais uma vez acima da média nacional (2,4%). Nos cinco meses deste ano, o setor varejista paraibano registrou quatro meses de vendas positivas (janeiro, fevereiro, abril e maio), enquanto o país seguiu uma tendência inversa com três meses de resultados negativos e dois positivos. Na comparação de maio sobre abril, o varejo apresentou praticamente estabilidade, com uma leve queda de -0,1%, mesma taxa do país.

No acumulado de janeiro a maio, o volume de vendas nas lojas paraibanas continua positivo subiu de 0,3% até abril para 0,9% em maio, enquanto no país os resultados continuam negativos de 0,8% quando comparado ao mesmo período do ano passado. No acumulado de 12 meses, a Paraíba já reverteu a queda e, agora, tem alta de 0,9%. Já o país amarga queda de 0,8% no acumulado de 12 meses.

Segundo a gerente da Coordenação da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), Isabela Nunes, os números mais estáveis e positivos do varejo paraibano ao longo desses cinco meses têm relação direta com a redução da inflação, queda nos preços, liberação dos saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e também do pagamento em dia dos servidores públicos. “As atividades mais básicas como o supermercadista e de farmacêutica mostraram um avanço em relação a abril, respondendo um pouco por essa renda real menos comprimida por conta da redução da inflação, apesar de outros fatores que impactam no consumo das famílias, principalmente o mercado de trabalho que se mantém ainda em taxas elevadas de desemprego no país”, comentou.

Segundo o IBGE, a principal contribuição para o avanço de maio sobre o ano passado, período de comemoração do Dia das Mães, veio do setor de móveis e eletrodomésticos. A dinâmica das vendas desse segmento, em maio de 2017, pode ser associada à “redução da taxa de juros às pessoas físicas e a recomposição da massa de rendimentos reais habitualmente recebidos. A alta no setor de tecidos, vestuário e calçados também ajudou, com a maior contribuição positiva frente a maio do ano passado. A comemoração do Dia das Mães, com impactos positivos particularmente nas vendas desse setor, contribuiu para um avanço no volume de vendas acima da média geral”.