Zoonoses ministra 1,7 mil vacinas e castrações de animais este ano

0

Os trabalhos do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), têm um papel fundamental e vem mostrando números excelentes. É que nesse primeiro semestre, o Centro já ministrou mais de 1.100 doses de vacina e 650 castrações de animais da Capital. Os serviços são oferecidos a partir das 8h e segue até as 17h, de segunda a sexta-feira.

Com pretensões de realizar até o final do ano mais de 1.200 castrações, o coordenador do Cvaz, Nilton Guedes, falou da importância desse serviço para os animais e a população. “É de extrema importância esse trabalho para manter a proteção dos cães e gatos e o controle da população desses animais, que é o caso da castração”, contou.

Desde o inicio da gestão do prefeito Luciano Cartaxo já foram feitos mais de 8 mil castrações  de cães e gatos, e a ideia é continuar com esse trabalho. “Temos uma grande procura pelo serviço e estamos trabalhando para atender todos os chamados”, disse o coordenador.

A castração é a esterilização de um animal. O processo não é avaliado perigoso e os riscos envolvidos são os mesmos de qualquer procedimento cirúrgico. Os animais que passam pela cirurgia recebem alta no mesmo dia. Já a vacinação é de extrema importância para garantir a segurança dos bichos e da população. A ausência da vacina pode causar o vírus da raiva, que ataca diversos animais, inclusive o homem.

Além desses serviços, o Centro oferece um sistema de adoção e é bem simples para realizar-lo. Para adotar é necessário ter acima de 18 anos e estar portando documento de identidade. Os interessados passarão por uma entrevista de avaliação de perfil e esclarecimento das condições de cuidar dos animais.  Atendendo as exigências, o interessado já pode voltar para casa com o bichinho de estimação.

Serviço – O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental e Zoonoses está localizado nos Bancários, na Avenida Walfredo Macedo Brandão, n°100. Para mais informações sobre a castração de animais, vacinação e adoção, os interessados podem ligar para os telefones 3218-9357 ou 3214-3459.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here