Zoonoses deve vacinar mais de 65 mil cães e gatos contra raiva a partir desta terça

    0

    Mais de 65 mil cães e gatos devem ser imunizados na Campanha Antirrábica de 2014 realizada pela Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Gvaz). Os postos de vacinação começaram a ser montados e serão distribuídos em todos os bairros da Capital. Nesta terça-feira (14), as ações de imunização serão realizadas no Altiplano, Bessa e São José.

    “A vacinação é importante para manter o controle da doença. Por isso, serão disponibilizadas 80 mil doses da vacina e teremos cerca de 800 pessoas, entre profissionais e voluntários, envolvidas na ação. Iniciamos a vacinação nos bairros reconhecidamente com uma grande população a ser vacinada e no próximo sábado, dia 18, iremos realizar o Dia ‘D’ da campanha Antirrábica, com 172 postos de vacinação em João Pessoa”, destacou o gerente da Gvaz, Nilton Guedes.

    A raiva animal é causada por um vírus que ataca diversos animais. O cão e o gato são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. A maioria das pessoas que adquire a doença morre.  A vacinação é a única forma de prevenir que o animal venha desenvolver a raiva e transmiti-la ao homem.

    Por isso, todos os cães e gatos, a partir de três meses de idade, devem ser vacinados, incluindo também os animais gestantes, já que não existe contraindicação. Os animais devem ser levados aos postos de vacinação por pessoas adultas, com guia e coleira.

    Unidades – Na quarta-feira (15), os postos de vacinação serão instalados no Bairro dos Estados, Ilha do Bispo, José Américo, Mandacaru, Mangabeira, Monsenhor Magno, Planalto Boa Esperança, Roger, Treze de Maio e Valentina Figueiredo.

    Os proprietários que não conseguirem levar os seus animais aos postos de vacinação no sábado (18), poderão fazê-lo normalmente no Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, localizado na Avenida Walfredo Macêdo Brandão, N° 100, Jardim Cidade Universitária, no horário das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

    Prevenção – Quando uma pessoa é agredida por um animal, é importante lavar bem a ferida com bastante água e sabão (amarelo) e procurar imediatamente uma Unidade de Saúde (USF). A recomendação é não matar o animal e pedir orientação à Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa pelos números 3218-9357 ou 3214-3459.

    O último caso de raiva animal em João Pessoa foi registrado em um gato de rua, no bairro José Américo, em 2008.

    Programação:

    DATA 14/ 10 /2014 – TERÇA FEIRA

    LOCAL DO POSTO BAIRRO REFERÊNCIA
    USF Altiplano Altiplano Ponto final do ônibus
    USF Integrada do São José São José Rua principal do Bairro São José
    Rua Francisco de Andrade Bessa Próximo A Unidade de Saúde Bessa

    DATA 15/ 10 /2014 – QUARTA FEIRA
    LOCAL DO POSTO BAIRRO REFERÊNCIA
    USF Nova União Mangabeira II
    Associação Comunitária Laranjeiras José Américo Próximo a Capela São josé
    USF Nova Esperança Mangabeira
    USF Ypiranga Planalto Boa Esperança Próximo ao Mercadinho São José
    USF Rosa de Fátima Monsenhor Magno Próximo a Torre de Babel
    Campo da Marquise Valentina de Figueiredo
    Centro de Cidadania de Mandacarú Mandacaru Próximo a Estação Ferroviária
    Praça Assis Chateubrian 13 de Maio Praça dos Taxistas
    Associação Guarany Roger Próximo ao Campo do Onze
    Mercado Público Bairro dos Estados Bairro dos Estados
    Associação Ilha do Bispo Ilha do Bispo Av. Redenção- Principal
     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]