É hoje! Zefirina Bomba e Musa Junkie são atrações do Music From Paraíba

    0

    A próxima edição do projeto Music From Paraíba (MFPB) acontece neste domingo (27). As atrações deste mês são as bandas Zefirina Bomba e Musa Junkie (PB), além da convidada Diablo Motor (PE). Os shows começam às 20h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A entrada é gratuita.

    O show é o terceiro da parceria entre o MFPB com o grupo pernambucano de incentivo à circulação da música nordestina, Missão da Terra Flamejante (PE). O primeiro contato aconteceu no mês de julho, quando o projeto teve participação da banda Semente de Vulcão (PE). Em agosto, o convidado foi Feiticeiro Julião.

    O intuito da parceria musical PB-PE é aproximar e impulsionar o intercâmbio cultural entre artistas e público dos dois estados, bem como de fortalecer a música nordestina, incentivando os artistas e divulgando a produção da Região.  Para Arthur Pessoa, coordenador do MFPB, a parceria é estratégica já que o trabalho se cruza com o desenvolvido pelo Music From Paraíba.

    Music From Paraíba 2 – O Music From Paraíba é um projeto de divulgação da música dos artistas paraibanos no Brasil e no exterior.  Pelo segundo ano consecutivo, em 2013 e 2014, por meio do projeto da coletânea, a Paraíba esteve presente na maior feira mundial do mercado fonográfico, a WOMEX, que no ano passado foi realizada em Santiago de Compostela, na Espanha. A coletânea é lançada primeiramente na feira, distribuída para profissionais da área, e em seguida a temporada de shows com artistas contemplados é iniciada aqui na Paraíba.

    Em João Pessoa, os shows do MFP 2 são realizados todos os meses, sempre aos domingos, no Teatro de Arena. Além da Capital paraibana, o projeto já visitou neste ano os municípios de Campina Grande, Cajazeiras e Catolé do Rocha. A expectativa é que, assim como na primeira edição, o projeto continue circulando por outras cidades, para que a música produzida no Estado seja conhecida também pelo povo paraibano. O projeto é uma realização do Governo do Estado por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba.

    Na sua segunda edição, o projeto traz 71 músicas de artistas paraibanos ou radicados no estado. As faixas estão distribuídas em quatro CDs organizados em um box que lembra o formato capa de LP de vinil com arte assinada pelo designer Silvio Sá. Na coletânea, há representantes de diversos gêneros como rock, forró, samba, música eletrônica, jazz, música instrumental, funk, blues, reggae, brega, entre outros.

    Zefirina Bomba – A Zefirina começou em 2003 com a ideia de experimentação sonora, utilizando instrumentos percussivos mais um violão distorcido. A sonoridade mais áspera e aguda da viola ia de encontro aos padrões de banda de rock e ao mesmo tempo nos remetia às raízes locais como Zé Ramalho, Otacílio Batista e Jaguaribe Carne. A intenção de romper com a estética formal vinha de outras referências: Glauber Rocha, Lula Côrtes, Joseph Proudhon, Paulo Freire, Noam Chomsky, Vladimir Carvalho.

    A mudança para São Paulo em 2005 abriu as portas da MTV, de rádios e de festivais maiores como o Rec Beat, Goiania Noise, centros culturais, Sesc Vila Mariana, campeonatos de skate e um contrato com a Trama, que rendeu à banda o lançamento do álbum “noisecoregroovecocoenvenenado”. Em 2010, a MTV colocou o disco entre os melhores de rock da década. Em 2011, a banda fez sua primeira turnê europeia, com 19 shows realizados em 22 dias. Em 2014, Zefirina tocou pela primeira vez nos Estados Unidos e no SXSW em Austin, TX. Este ano, a banda iniciou uma incursão pela América Latina passando pela Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Costa Rica, Honduras, Nicarágua, Guatemala, El Salvador e México. Desta incursão será realizado o documentário “El Redescubrimiento de América Latina”, com apoio do Itaú Cultural.

    Musa Junkie – A banda foi criada nos anos 1990, por Edliano Valeriano (baixo e voz) e José de Jesus (Guitarra e voz), amigos dos tempos de colégio. A dupla se uniu a Beto (bateria, atualmente no Rotten flies) e partiu para ensaios com fortes influências de punk rock, sons indies e muita guitarra. O trio requentou os palcos da cidade, chamando atenção pelo som com influências diferenciadas, pois, na época imperava em João Pessoa o Hardcore. Com músicas em coletâneas e algum tempo de garagem partiram para o primeiro EP ‘BOHEMIA’. Formação: Edliano Valeriano, baixo e vocal; Edy Gonzaga, guitarra e voz; Nildo Gonzalez, bateria e vocal.

    O som evoluiu, a cena local se abriu para novos sons e a banda gravou seu segundo EP, ‘Soul Do Tempo Antigo’ (Solaris Recs), num formato quarteto, com presença de outro guitarrista, Edy Gonzaga e novo baterista, Nildo Gonzalez. José de Jesus deixou a cidade, levando a banda a optar pelo formato trio de novo.  Circularam por capitais do Nordeste e tocaram em festivais até o ano de 2006, quando Edliano foi morar no exterior. No ano de 2012 Edliano volta a morar no Brasil, e o Musa Junkie retorna aos palcos e ao estúdio para gravar seu novo trabalho chamado ‘DONE’, com os registros dessa fase em que Edliano morou na República Tcheca. Desde então, a banda vem se apresentando em diversos palcos e em festivais, além de continuar produzindo material para um novo trabalho.

    Diablo Motor – A Diablo Motor é um quarteto com formação clássica de rock ‘n’ roll: vocal, guitarra, baixo e bateria. A sonoridade de suas músicas eventualmente remete aos anos 1970, quando supergrupos de rock e hard rock britânicos e americanos dominavam o cenário. Mas, como diferencial, os meninos trazem as suas histórias cantadas em bom português e é notável a presença de uma pegada moderna, pesada e por vezes até mesmo pop.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here