Volume de chuvas faz com que Defesa Civil entre em ‘estado de alerta’ em João Pessoa

    0

    A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de João Pessoa intensificou o monitoramento e está em estado de alerta devido ao volume de chuvas registradas nas últimas horas na Capital. O alerta foi emitido neste domingo (26) pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e todas as secretarias municipais estão preparadas para agir em caso de ocorrência. “Tivemos um volume muito grande de chuvas nas últimas horas, foram 64 milímetros (mm) até a manhã desta segunda (27)”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela.

    Mesmo com o grande volume de chuvas, as atividades realizadas pelo programa JP em Ação estão evitando maiores danos à população. Desde o ano passado atividades de capinação e roçagem, remoção de entulhos, remoção de famílias de residências em risco de desabamento e demolição dessas residências, poda de árvores, limpeza, contenção de barreiras para evitar desabamentos foram realizadas em pontos considerados problemáticos.

    O programa JP em Ação é uma parceria das secretarias de Infraestrutura, Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, que envolve a participação de 120 técnicos trabalhando sob a coordenação da Defesa Civil.

    Noé Estrela explicou que quando é emitido um alerta, todas as secretarias municipais ficam imediatamente de prontidão caso seja necessário atender alguma ocorrência. Dependendo da situação, pode ser necessário, por exemplo, fazer a retirada de vegetação ou lixo que esteja obstruindo o curso de um rio, ou mesmo a retirada de famílias de locais com risco de inundação. Para acionar a Defesa Civil basta ligar para o telefone 0800 285 9020, que funciona 24 horas por dia.

    A previsão divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que até a próxima quinta-feira (30) o tempo permanecerá entre nublado e parcialmente nublado, com ocorrência de chuva. A temperatura deverá variar entre 22°C e 29°C.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here