Vital do Rêgo diz que seca não afetará transposição do Rio São Francisco

    0

    Presidente da Comissão Externa de Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), afirmou nesta segunda-feira (01), que a seca que assola parte do País, não afetará as obras da transposição do Rio São Francisco.

    Reforçando as informações do Ministério da Integração Nacional e da Agência Nacional de Águas (ANA), que deu a outorga da obra, Vital garantiu que estudos feitos pelo governo, garantem que, mesmo em períodos de seca no Nordeste e no Sudeste, a transposição não corre o risco de não dar certo. “Os estudos apontam para viabilidade da transposição mesmo em período de seca” disse.

    Ele lembrou que o volume a ser retirado do Velho Chico para garantir o funcionamento da transposição é muito pequeno. Segundo a ANA, “a transposição será feita de 26 metros cúbicos por segundo como vazão firme, para uma vazão mínima hoje de 1.100 metros cúbicos”.

    Com base nesses dados, Vital não tem dúvida de que  o impacto com a transposição não será é significativo, e não comprometerá o projeto apontado como redenção do Nordeste. “Os estudos mostram que o impacto da retirada da água dos canais do projeto de integração do São Francisco é quase desprezível na água disponível no rio”, afirma o senador reforçando as declarações do ministro da Integração, Francisco Teixeira.

    O senador paraibano enfatizou que as obras estão avançando a cada dia, sendo que as do túnel “Cuncas 1”, o mais extenso para transporte de água da América Latina que integra o projeto da Transposição do Rio São Francisco, já está com 94,4% do nível de execução. Com 15 quilômetros de extensão e seção de 9 metros de altura por 9 de largura, o túnel interliga os estados de Ceará e Paraíba, pelo eixo Norte do projeto de Integração do Rio São Francisco.

    Ao todo, o Projeto de Integração do Rio São Francisco é formado por 477 km de extensão, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios e quatro túneis. A obra, que vai beneficiar 12 milhões de pessoas nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, está com 66,1% de sua execução física concluída.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here