Vitalzinho diz estar honrado com a indicação para o Tribunal de Contas da União

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse estar honrado ao ser o indicado do Senado, para ocupar o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A indicação precisa ser aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e pelo plenário. O TCU tem nove ministros, três são indicados pelo presidente da República, três pela Câmara dos Deputados e três pelo Senado. O Tribunal é um órgão de controle externo, auxiliar do Congresso Nacional. Vital ocuparia a vaga deixada pelo ministro Jorge Hage, que se aposentou.

Em entrevista na Rádio CBN, Vital declarou: “Neste momento em que a sociedade brasileira exige mais transparência e esse tribunal tem um protagonismo, me senti honrado, foi surpreendente”. O anúncio foi feito nesta terça-feira (25) pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

A indicação precisa ser aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e pelo plenário. O TCU tem nove ministros, três são indicados pelo presidente da República, três pela Câmara dos Deputados e três pelo Senado. O Tribunal é um órgão de controle externo, auxiliar do Congresso Nacional. Vital ocuparia a vaga deixada pelo ministro Jorge Hage, que se aposentou.

O peemedebista é considerado fiel aliado do governo Dilma Rousseff. A indicação precisa do aval do Senado e da Câmara. Vital, de 51 anos, poderá ficar no cargo de ministro do TCU até 2033, quando completará 70 anos. Presidente das duas CPIs da Petrobrás no Congresso, sua indicação obteve apoio de 40 senadores.