Vigilância orienta população sobre cuidados com alimentação nas festas de fim de ano

Seja na orla, em casa ou em salões de festas, as comemorações de ano novo sempre são regadas a muitas comidas e bebidas.  Mas é preciso ter cuidado com a qualidade da alimentação durante as festividades. Para que as lembranças da festa sejam boas, a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que a população deve ficar atenta, principalmente ao condicionamento e higiene dos alimentos.

Atitudes simples podem evitar problemas de saúde. Para quem for levar a própria comida para o réveillon, a orientação é acondicionar os alimentos de forma adequada em papel filme, papel alumínio ou recipientes atóxicos, mantendo-os em caixas térmicas, evitando o contato do alimento diretamente com o gelo e consumi-los o mais rápido possível. “O maior cuidado deve ser com alimentos preparados em altas temperaturas, como por exemplo, as frituras”, explicou Alberto José dos Santos, gerente da Vigilância Sanitária.

O gerente também dá dicas para quem vai comprar a comida em restaurantes ou em barracas. “É preciso verificar o acondicionamento dos alimentos, observar se esses produtos, como cremes, sorvetes ou salgados estão guardados de forma adequada e dentro da temperatura adequada, que para produtos quentes é de 60º ou mais e para produtos frios, até 18º. Também é muito importante verificar a questão da higiene do local, se há sujeira nas proximidades, quais as condições higiênicas de quem está manipulando o alimento, desde a roupa até a higiene das mãos”, alertou Alberto José.

A Vigilância Sanitária de João Pessoa tem realizado um trabalho intenso de fiscalização em bares e restaurantes da Capital. “Podemos tranquilizar a população e os turistas que estão chegando, que hoteis, restaurantes, bares e quiosques da orla, estão sob fiscalização, foram inspecionados, estão em boas condições e em condições seguras”, complementou o gerente.

Contatos – Quando alguma irregularidade for identificada, o pessoense pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária Municipal através dos telefones 0800-281-4020 e 3214-7956. “Diante de qualquer possibilidade de contaminação, a pessoa deve fazer denúncia do estabelecimento e não consumir o alimento. Além disso, deve-se evitar os excessos, que geralmente provocam danos à saúde”, concluiu Alberto José.

Trabalho da Vigilância – As ações de Vigilância Sanitária, na área de alimentos, são executadas por uma equipe técnica multiprofissional, através de inspeções sanitárias programadas para liberação de Licença Sanitária e de intervenções demandadas através de denúncias em estabelecimentos que produzem e comercializam alimentos.

Também são realizadas ações conjuntas com diversos órgãos, entre eles o Ministério Público, e atividades de educação sanitária como o curso básico para manipuladores de alimentos e campanhas educativas junto à população e comerciantes, com a distribuição de folders e panfletos.