Vice-governadora entrega quatro unidades de dessalinização em Taperoá e Tenório

0

A vice-governadora Lígia Feliciano entregou nessa sexta-feira (1º) quatro sistemas de abastecimento potável com dessalinizadores do Programa Água Doce, executado na Paraíba pela Secretaria Estadual da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact), em parceria com o Governo Federal. Os equipamentos foram entregues em áreas de assentamentos e sítios nos municípios de Taperoá e Tenório. O investimento nas quatro unidades ultrapassou os R$ 470 mil.

Lígia Feliciano destacou a parceria entre os governos estadual, federal e municipal e a importância desses dessalinizadores que mudam a realidade da população que sempre ficava a espera de um carro-pipa. “Só quem sabe a importância desse projeto é quem vive a realidade do dia a dia. Em todo Estado serão entregues 93 dessalinizadores, então é o trabalho do Governo do Estado melhorando a vida das pessoas”, disse a vice-governadora. O dessalinizador faz o trabalho de retirada do excesso de sal e minerais da água para torná-la potável e adequada ao consumo humano.

Em Taperoá, 148 famílias que moram no Assentamento José Moreira da Silva e no Sítio Jatobá da Serra já estão sendo beneficiadas. O prefeito de Taperoá, Jurandir Gouveia, ressaltou a importância desses equipamentos, principalmente para uma região que é afetada pela seca prolongada. “O Governo do Estado faz um governo de compromisso, desde a primeira obra importante para o nosso município que foi a Adutora do Bucutu”.

Iron Araújo da Silva, presidente da Associação de Moradores do Assentamento José Moreira da Silva, disse que o equipamento vai trazer soberania para o assentamento. “A gente passava dificuldade com a falta de água doce. Nossa água era muito precária para o uso, mas hoje nós temos o dessalinizador sendo entregue pelo Governo do Estado. A partir de hoje nossa comunidade não passará dificuldade por falta de água de beber”, explicou. De acordo com o coordenador estadual do Programa Água Doce, Robi Tabolka, Taperoá foi bem contemplada dentro do programa e a população fica realmente feliz com a chegada dessa água potável.

Para o agricultor Antônio Costa, morador do Assentamento José Moreira, a chegada do equipamento vai melhorar muito a qualidade de vida da população. “Antes a gente só pegava água através do carro-pipa ou no açude. Agora vamos fazer as tarefas de casa e beber água boa com mais tranquilidade”, disse.

Em Tenório, a vice-governadora Lígia Feliciano entregou mais duas unidades localizadas nas comunidades Tenório de Baixo e Cachoeirinha. Mais de 100 famílias terão acesso à água. Daniel Fontes, representante da Comunidade Tenório de Baixo, destacou o empenho do Governo do Estado. “É uma satisfação enorme ser mensageiro das boas noticias. Esse Governo já estabeleceu no município de Tenório um recorde e vai ser difícil outro governo alcançar, pelo volume de recurso que sempre é dado ao nosso município”, disse.

O coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva, destacou que o filtro usado nos dessalinizadores é um dos mais modernos usados no mundo. “Tecnologia que avança no mundo todo que faz a filtragem molecular da água, porque ele não tira só o sal. Tira também vírus, bactérias”, explicou.

O secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ricardo José Soavinski, ressaltou que a água é essencial para a vida. “Para todo meio ambiente ela é indispensável. Sem água ninguém existe”, disse o secretário. Evilázio de Araújo Souto, prefeito de Tenório, reforçou o esforço do Governo do Estado em várias outras obras que beneficiam a população.

 

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here