Com a ida do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) ao Sertão paraibano, neste final de semana, para criticar a gestão da Saúde no Estado, o vereador Humberto Pontes (Avante) declarou que é preciso que o prefeito cuide primeiro da Saúde de João Pessoa para depois olhar os problemas alheios. A imagem que ilustra essa reportagem retrata como são descartados os materiais hospitalares no Santa Isabel.

A peregrinação de Cartaxo faz parte de sua tentativa de emplacar sua candidatura ao Governo do Estado nas eleições do próximo ano. A crítica dele foi feita durante encontro em Piancó, com prefeitos e lideranças políticas da região.

Em entrevista ao Paraíba Já, Humberto lamentou que Cartaxo esteja propagando um modelo exemplar de gestão da Saúde em João Pessoa completamente inexistente.

“O prefeito tem vendido uma Saúde, aos municípios que visita, que não existe. Uma Saúde que ele gostaria que a cidade tivesse, mas lamentavelmente sua equipe é muito lenta. Basta visitar o sistema de saúde municipal para saber que essa saúde que ele fala que existe com certeza não é de João Pessoa, mas sim de uma cidade de faz de conta, que vive de história, de ficção científica. É aquela história: faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço. A Saúde de João Pessoa está na UTI, em seus últimos instantes de vida”, afirmou.

Cartaxo serelepe no Sertão a criticar gestão estadual de Saúde

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, visitou, neste domingo (15), o município de Piancó, no Sertão. A convite do prefeito Daniel Galdino e da ex-prefeita Flávia Galdino, Cartaxo apresentou o modelo de gestão por resultados que vem sendo implantado na Capital, recentemente apontada com a maior qualidade de vida do Nordeste. Depois de ouvir vereadores de Piancó e lideranças de diversos outros municípios da região, Luciano defendeu um novo padrão nos serviços oferecidos à população e disse que o “Sertão precisa de mais atenção na saúde pública”.

De acordo com Luciano, que administra a maior rede UPAs da Paraíba, é necessário ter planejamento e trabalho para trazer a saúde para mais perto da população. “A saúde é um grande desafio no país inteiro. Mas, como sertanejo, sei que as dificuldades na região são ainda maiores. Ás vezes, o paciente que precisa de atendimento especializado passa mais tempo na estrada do que no hospital. A população ainda aguarda novas maternidades e unidades regionais. É preciso inverter prioridades, reduzindo distâncias e trazendo novos serviços para a região”, afirmou.

O gestor defendeu que as eleições só acontecem em 2018, mas que o debate em torno da Paraíba do futuro precisa ser feito agora. “O governo precisa reconhecer o que faltou. E faltou dar um passo à frente no cuidado com as pessoas. Como prefeito da maior cidade do estado, quero participar ativamente deste debate, com a certeza de que podemos avançar com resultados que cheguem na vida da população”, disse.

Gestão – Para Luciano Cartaxo, o modelo de gestão da Capital tem sido uma referência dentro e fora de país, mesmo no período de crise, por aliar desenvolvimento com qualidade de vida. “Temos trabalho, metas estabelecidas e objetivos que estão sendo cumpridos. Mas fazemos isso com diálogo, respeito e transparência”, apontou.

O prefeito apresentou resultados importantes desenvolvidos em João Pessoa, como a maior rede creches da Paraíba, com 50 novas unidades em tempo integral para 13 mil estudantes, o programa de habitação que está alcançando a marca de 6 mil casas já entregues, além de avanços outros avanços na saúde, como a implantação do Hospital Infantil, com a primeira UTI Pediátrica da Capital, e o programa Gerente Saúde, que traz profissionais para acompanhar e supervisionar o atendimento feito à população nos postos de saúde.