Renato pede disponibilização de planilha de custos do transporte público de JP

O vereador Renato Martins (PSB) usou seu pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (17), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para mais uma vez cobrar a disponibilização de planilhas com custos e margem de lucro das empresas concessionárias do serviço de transporte público coletivo no Município. Segundo o parlamentar, a intenção é demonstrar que há recursos suficientes para proceder com a climatização dos veículos que circulam na Capital paraibana.

Renato Martins tem cobrado, desde o início de seu mandato parlamentar, a divulgação desses dados e, mais recentemente, a implantação de equipamentos de ar condicionado para minimizar o desconforto dos passageiros que usam o transporte público municipal. Ele apresentou, por exemplo, um Projeto de Lei (PL) na Casa Napoleão Laureano que dispõe sobre a instalação desses equipamentos em todos os ônibus de João Pessoa. O prazo para essa adequação por parte das empresas seria de cinco anos.

“Devido à sua posição geográfica, nossa cidade possui um clima muito quente, fato que contribui para o desconforto no interior dos ônibus, que, em horários de pico, geralmente se encontram lotados e com a temperatura interna bastante elevada, chegando a provocar mal-estar nos passageiros”, explicou o vereador socialista.

Segundo ele, o objetivo do PL é beneficiar os usuários e, consequentemente, estimular cada vez mais o uso do transporte coletivo, diminuindo, assim, os problemas decorrentes da grande quantidade de veículos que circulam nas vias de João Pessoa.

O parlamentar destacou que outros municípios brasileiros já contam com 100% de sua frota climatizada e defendeu que, se o Município e o Estado adotarem determinadas medidas, a exemplo da redução de taxas como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), é possível conseguir esse benefício sem precisar aumentar o preço da passagem.