Vereador destaca as potencialidades turísticas e gastronômicas da Capital

    0

    O vereador Fuba (PT) destacou as potencialidades do Turismo em João Pessoa nas áreas gastronômica, de eventos e religiosa. O petista adiantou novidades sobre o projeto do Polo Gastronômico, além de salientar a necessidade do crescimento da rede hoteleira. Segundo ele, a Capital não possui um hotel cinco estrelas.

    Segundo Fuba, o Turismo de João Pessoa é diferenciado. “Temos praias urbanas entre as mais bonitas do Brasil. Um Turismo Cultural enorme, traduzido pela diversidade nas nossas raízes e potencialidades artísticas. Fazemos eventos de extrema qualidade e também temos o Turismo religioso, a exemplo da Romaria da Penha. Temos o diferencial do Pré-carnaval – estamos comemorando em 2015 os 100 anos do Carnaval Tradição de João Pessoa -, e também temos o primeiro nascer do sol das Américas. Além disso, nossa hospitalidade nos diferencia”, elencou.

    De acordo com o vereador, é necessário haver mais ações governamentais fazendo com que o Turismo cresça na Paraíba. “Além disso está claro que precisamos que a rede hoteleira cresça no Estado. Não temos hotel cinco estrelas, por exemplo. Também temos que elaborar melhor as questões relacionadas à malha aérea: maioria das aeronaves saem na madrugada e aqui cobram-se as maiores taxas para aeronaves em solo, pelo menos isso foi uma constante anos atrás”, lembrou.

    Fuba citou o potencial da gastronomia paraibana e adiantou detalhes sobre o projeto do Polo Gastronômico de Tambaú. “Será naquele ponto entre as Avenidas Nego e Ruy Carneiro. Precisamos reformar a área, alargar calçadas, permitir que bares coloquem mesas pra fora e algumas ruas podem ser fechadas para automóveis. Teremos que pensar iluminação e segurança da localidade, liberar pra música ao vivo até mais tarde, além de antes de tudo isso aprovar essas questões de forma legal”, comentou.

    O petista salientou que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e Governo da Paraíba devem dialogar para pensar como se dará isso. “Estamos aguardando a definição de um novo secretário de Planejamento para tratar do assunto. O Prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PT) está interessado”, assegurou.

    O Polo Gastronômico terá 231.000 m², eixo de concentração da maioria dos hotéis, restaurantes, casas noturnas, saídas de passeios e feiras de artesanatos. Nele haverá a concentração de opções de gastronomia, do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que abrigará: a Secretaria de Turismo (Setur); a sede da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); escolas de gastronomia; além de praças e calçadões onde se encontraria artesanato, manifestações culturais, conveniências e banheiros públicos.

    Para que o projeto se concretize será preciso um projeto de urbanização; iluminação pública moderna, com fios embutidos; calçadas; paisagismo; adaptação do zoneamento; projeto de infraestrutura básica; coleta de lixo diferenciada e moderna, no estilo europeu; tratamento de esgoto em toda área; segurança; projeto de mobilidade e acessibilidade; estacionamentos; malha viária; projeto de capacitação e formação de mão de obra; sinalização de local; publicidade; criação de calendário de eventos específicos; citação dos restaurantes em guias turísticos; campanhas educativas; e contratação de equipe para coordenação do desenvolvimento do Projeto.

    Fuba lembrou da cultura de ver o pôr do sol na Casa da Pólvora, algo bastante prestigiado há anos. O equipamento será reinaugurado nesta quinta-feira (4) às 16h. “Esse projeto também faz parte da revitalização do Centro Histórico, que terá calçadas padronizadas que vão se estender até o Parque Solon de Lucena, a Lagoa”. Ele lembrou que a Lagoa terá mais dois metros de profundidade e um túnel para desaguar no Rio Sanhauá, o que pode acabar com os alagamentos na localidade quando chove.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here