Vereador denuncia risco de desabamentos e inundações e quer trabalho preventivo

0

 

O vereador Tibério Limeira (PSB) pediu mais atenção do Executivo Municipal para as áreas de risco existentes em João Pessoa. Segundo ele, a precipitação de chuvas vem se avolumando na cidade, ampliando as chances de ocorrerem inundações e desabamentos. O alerta foi feito durante pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (18), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

 

“Segundo dados da defesa civil, há 27 áreas de risco em João Pessoa, que envolvem cerca de 40 mil pessoas. São quase 10 mil domicílios com algum risco eminente de desastre”, apontou o parlamentar. “Estas áreas são ocupadas majoritariamente por famílias de baixa renda e apresentam características de vulnerabilidade social e ambiental, com probabilidade de ocorrerem inundações, alagamentos, deslizamentos e desmoronamentos”, avisou.

 

Tibério Limeira destacou as ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), entre 2005 e 2012, para prevenção e redução de riscos de desastres no período chuvoso. “Foram construídos muros de arrimo e realizados serviços de drenagem, limpeza de galerias e dragagem de rios, além de um trabalho social de conscientização sobre o descarte de lixo e fiscalização para evitar a ampliação das ocupações e construções em áreas críticas. Espero que a atual gestão tenha o mesmo cuidado”, pediu.

 

O parlamentar ainda sugeriu que que a PMJP dedique uma atenção especial à atualização dos mapas de riscos e apresente à população destas áreas os programas desenvolvidos para prevenir e reduzir os danos causados pelas chuvas. “É importante que a Prefeitura tome as providências necessários para garantir a prevenção de acidentes no período chuvoso. Além de apresentar grandes obras, o Executivo precisa se ater à manutenção da cidade”, advertiu.

 

O vereador Bosquinho (PSC) afirmou que o Executivo Municipal tem uma equipe de secretários abertos a ouvir as propostas trazidas pelos vereadores e pela população, e lembrou algumas ações realizadas em comunidades como Timbó e Saturnino de Brito para minimizar os riscos. “A Prefeitura está aberta a sugestões para melhorar a qualidade de vida da população”, garantiu.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here