Vereador apresenta voto de aplauso a secretários do Estado por prêmio da ONU

0

O vereador Humberto Pontes (PT do B) apresentou nesta terça-feira (11), na Câmara Municipal de João Pessoa, voto de aplauso para o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds), Cláudio Lima, e para a secretária de Saúde do Estado, Cláudia Veras, pela seleção dos programas Paraíba Unida pela Paz e Rede Cardiologia Pediátrica pela Organização das Nações Unidas (ONU), que estão concorrendo ao Prêmio do Serviço Público das Nações Unidas 2017 (UNPSA). Os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Humberto frisou que o Programa Paraíba Unida pela Paz tem como principal foco a promoção da paz social, por meio de um modelo de gestão pública que aposta na participação de toda a sociedade e integração dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública. “Com essa iniciativa, a Paraíba é hoje o único estado da federação a registrar cinco anos consecutivos de redução de homicídios, saindo de 1.680 assassinatos em 2011 para 1.322 em 2016, o que levou a uma queda na taxa de homicídios por 100 mil habitantes, que foi de 44,3 para 33,1. Uma queda global de 24%”, explicou.

Em relação ao programa de Cardiologia Pediátrica, o vereador destacou a parceria entre o Governo do Estado e a Organização Não-Governamental Círculo do Coração, que em outubro do ano passado completou cinco anos de atuação na Paraíba. Ao todo foram 147 mil crianças cadastradas, 12 mil consultas realizadas, 11 mil ecocardiogramas, 138 mil oximetrias, 532 cirurgias cardíacas e 1.500 profissionais capacitados. Todo esse trabalho possibilitou a detecção de 2 mil cardiopatias nessas crianças, principalmente depois da Caravana do Coração, que passou a atuar em toda a Paraíba desde 2013”, completou.

O prêmio da ONU é considerado o maior reconhecimento internacional para excelência na área do serviço público. Com ele, são premiadas realizações criativas e contribuições que levam a uma administração pública eficiente, inovadora e sensível em países em todo o mundo. O UNPSA foi lançado em 2003 e foi revisto 2016 e alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here