Vereador apresenta PL que delimita tempo de espera para exame de próstata em JP

    0

    O vereador Sérgio da SAC apresentou, na sessão ordinária desta terça-feira (9), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), um Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre o tempo máximo de espera para realização de consultas e exames de próstata em homens com 50 anos de idade ou mais. Segundo a proposta do parlamentar, a rede municipal de saúde deverá realizar os procedimentos dentro de um prazo de até sete dias.

    Sérgio da SAC explicou a importância da celeridade na realização desses exames em virtude dos altos índices do câncer nessa faixa etária. “Segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registrou, em 2012, cerca de 60 mil novos casos da doença. Embora ainda hoje não se conheçam exatamente suas causas, o câncer de próstata apresenta altos índices de cura, especialmente se detectado no início”, afirmou o vereador.

    Ele ainda salientou que muitos homens têm preconceito e, quando adquirem coragem para realizar os exames de rotina, têm de esperar meses, o que acaba os desestimulando. “Queremos também gerar economia com o aumento do hábito da prevenção, muito mais fácil de ser absorvida pelos cofres públicos, evitando, assim, a necessidade de tratamentos consideravelmente caros”, defendeu.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here