Velório de ex-vereador acontece no Plenário da Câmara Municipal de JP

    0

    O plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) recebe o velório de seu ex-presidente e ex-vereador mais antigo João Cabral Batista que faleceu, aos 96 anos, na tarde desta sexta-feira (31). Batista Cabral, como era mais conhecido, estava internado no Hospital da Unimed /JP e a morte ocorreu em decorrência de problemas respiratórios. O sepultamento acontece, às 15h deste sábado (1º), no cemitério São José, no bairro de Cruz das Armas.

    Cabral foi presidente da CMJP por oito vezes, assumiu a Prefeitura da capital por cinco vezes e foi vice-prefeito da capital paraibana no final da década de 1980. Ele foi o primeiro vereador do PC do B eleito em João Pessoa. Além da vida política, Batista foi funcionário da Imprensa Oficial de Natal e ao se mudar para a Paraíba, em 1936, trabalhou nos jornais A União, O Norte e Correio da Paraíba.

    Breve histórico

    João Cabral Batista era natural da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde nasceu em 22 de junho de 1918. Iniciou sua vida profissional como gráfico. Foi funcionário da Imprensa Oficial de Natal e do Jornal A República. Em João Pessoa, onde morava desde 1936, trabalhou como linotipista, paginador e chefe de oficina nos jornais A União, O Norte e Correio da Paraíba.

    Fundou o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de João Pessoa, do qual foi presidente durante 18 anos. Em 1947, nas primeiras eleições municipais após o Estado Novo foi candidato a vereador pela União Democrática Nacional (UDN), e obteve a maior votação do pleito na Capital, 974 votos. Presidiu a CMJP por oito vezes, sendo sete consecutivas, entre os anos de 1964 e 1971; voltando a presidência em 1973, neste período foi empossado como prefeito de João Pessoa, por 30 dias, em 03 de julho de 1974. Foi vice-prefeito de 1985 a 1988.

    Numa das oportunidades em que assumiu como prefeito executou obras na área do paisagismo, inclusive, sendo o responsável pela plantação dos coqueiros nas principais praias da Orla de João Pessoa. Também foi secretário de Turismo da Capital e presidente do Instituto de Previdência do Município. Recebeu várias homenagens em vida, em uma delas empresta seu nome ao conjunto habitacional Cabral Batista, construído no Bairro dos Novaes.

    O presidente da CMJP Durval Ferreira (PP) ressaltou a importância do ex-vereador Cabral Batista para cena política do país. “Sempre vamos exaltar este homem, que há mais de 60 anos, defendendo a bandeira do Partido Comunista, foi um campeão de votos e inscreveu sua história, a partir de então, nos anais desta Casa”.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here