Veja cinco dicas para usar o WhatsApp no trabalho

O WhatsApp é uma ótima ferramenta de trabalho, mas tem muita gente que ainda não conhece todo o potencial do app para uso no mundo corporativo. O mensageiro vai além de conectar contatos profissionais: seus vários recursos permitem economizar tempo e otimizar a comunicação corporativa.

Como encontrar links antigos do WhatsApp no iPhone

Nesta matéria especial listamos cinco dicas de funções úteis do WhatsApp no seu dia a dia no trabalho. Adote essas práticas e obtenha melhor proveito do mensageiro.

Crie listas de transmissão

As listas de transmissão do WhatsApp permitem enviar uma mesma mensagem para vários destinatários. Você pode, por exemplo, mandar um recado rápido para sua equipe avisando sobre uma reunião de última hora, sem precisar criar um novo grupo só para isso.

Para usar o recurso, toque no menu principal e selecione “Nova transmissão”. Digite o nome dos contatos para quem deseja enviar e mensagem e toque no botão “Criar”. Depois é só redigir o texto como de costume.

Criação de lista de transmissão no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Criação de lista de transmissão no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Envie documentos

A rotina de trabalho requer muita troca de documentos, especialmente PDFs. E um jeito mais prático do que enviar o arquivo por e-mail é mandar via WhatsApp. O mensageiro traz a facilidade de conversar e tirar dúvidas a respeito do documento instantaneamente, tanto por texto quanto por áudio.

O procedimento é muito simples. Na conversa com seu contato profissional, toque no ícone de anexo (o clipe de papel) e selecione “Documento”. Serão exibidos todos os PDFs armazenados no dispositivo. Toque sobre o desejado e conclua a operação clicando em “Enviar” na caixa de confirmação.

Documento em PDF enviado via WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Documento em PDF enviado via WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Salve informações no Google Drive

Fazer backup das suas conversas do WhatsApp no Google Drive pode ser de grande ajuda. Principalmente para quem usa o mensageiro para fins profissionais e precisa acessar os dados de qualquer lugar, mesmo estando longe do celular. O procedimento também pode salvar a pele de quem teve o aparelho roubado, perdido ou está com o smartphone no conserto.

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Na aba de conversas, toque no menu principal e entre nas “Configurações”. Acesse “Conversas e chamadas” e selecione “Backup de conversas”. Então, basta pressionar o botão “Fazer backup” para salvar as informações do WhatsApp na nuvem.

Backup de conversas do WhatsApp no Google Drive (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Backup de conversas do WhatsApp no Google Drive (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Use o WhatsApp Web

Utilizar o WhatsApp para trabalhar pode ser muito prático, mas digitar no desktop ou em notebooks ainda é bem mais rápido do que no celular. Um jeito de unir o melhor dos dois mundos é usar a versão web do WhatsApp.

Para isso, entre no site do mensageiro pressionando o botão “Acessar” na página do WhatsApp no TechTudo. No app móvel, toque no menu principal e entre em “WhatsApp Web”. Escaneie o código QR exibido na página da web com o celular. Em alguns segundos, o navegador desktop estará mostrando sua conta no serviço de mensagens.

WhatsApp aberto em navegador desktop (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
WhatsApp aberto em navegador desktop (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Use atalhos

Se você usa o WhatsApp para trabalhar, provavelmente tem que abrir o app constantemente. Uma maneira de pular essa etapa e economizar tempo é incluir um atalho para as conversas profissionais na tela inicial do seu Android.

Entre na conversa – individual ou em grupo – e toque no menu. Primeiramente vá em “Mais” e depois toque em “Adicionar atalho”. O atalho aparece imediatamente na tela principal do seu smartphone.

Atalho de conversa do WhatsApp na tela inicial do Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Atalho de conversa do WhatsApp na tela inicial do Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

As informações são do Techtudo.