Vândalos destroem lixeiras da Emlur e Prefeitura de João Pessoa lamenta

0

Mensalmente a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) recolhe em torno de 15 papeleiras danificadas pela ação de vândalos na Capital. No ano de 2015, 250 papeleiras foram instaladas, destas, cerca de 150 foram para reposição.

“Nós recolhemos cerca de 15 unidades danificadas, apenas umas oito são recuperadas, o restante é perda total”, declara Ranulfo Borba, responsável pela reposição e recuperação dos equipamentos. Ele cita um exemplo que demonstra a falta de zelo com o patrimônio público que tem sido freqüente durante eventos no Centro Histórico da Capital, no Bairro do Varadouro. “Nessas festas tem sido comum os participantes retirarem as papeleiras dos postes onde são fixadas. Depois do evento, os equipamentos deixados no chão, são recolhidos pelos agentes”, lamenta Borba.

A ação de vândalos foi registrada também durante as festas carnavalescas. “Pelo menos 20 papeleiras foram destruídas após o desfile do bloco carnavalesco Muriçocas do Miramar. A ação ocorreu nas proximidades da praia de Manaíra”, informa.

Lucius Fabiani, superintendente da Emlur, lamenta o ocorrido. “Esse fato foi pontual, pois nunca houve registro de vandalismo durante o período do Folia de Rua e do Carnaval Tradição”. A ação de vândalos no bairro de Manaíra tem sido recorrente. Recentemente, próximo à Quadra de Esporte do bairro, houve reposição de equipamentos três vezes num curto espaço de tempo.

“As papeleiras contribuem diretamente na manutenção da limpeza pública e devem ser conservadas pela população. A ação de vândalos prejudica a todos. Com os recursos que utilizamos para repor unidades destruídas, poderíamos estar investindo em novos equipamentos”, observa Fabiani.

Todos os meses são descartadas papeleiras quebradas, queimadas ou explodidas. Além da Orla, o Centro e o Varadouro apresentam grande número de ocorrências. No período de festas, como final do ano e São João, a ação destrutiva aumenta consideravelmente causando prejuízos aos cofres públicos.

Novos equipamentos – Faz parte do planejamento da Autarquia a aquisição de novas papeleiras para o ano de 2016, que deverão substituir as unidades existentes no Parque Sólon de Lucena, calçadão da Orla Marítima e nas principais praças da Capital.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here