Vale dos Dinossauros: um lugar no Sertão da Paraíba que atrai turistas do mundo

    0

    A Paraíba tem um dos mais importantes sítios paleontológicos do país, o Vale dos Dinossauros, localizado na cidade de Sousa, Sertão paraibano, distante 427 quilômetros de João Pessoa. As pegadas de dinossauros atraem turistas do Brasil e de vários países, incluindo especialistas no assunto. O parque vai ser divulgado no esterior pela Embratur. Está sendo inserido na lista de atrativos turísticos brasileiros apresentados em todo o mundo em feiras de turismo, ações com operadoras e agentes de viagens.

    O senhor Robson Marques é o guardião do Vale dos Dinossauros há várias décadas. Aos visitantes ele sempre explica a importância de se preservar as pegadas dos animais que habitaram aquela região. Milhares de turistas visitam o ambiente a cada mês.

    O parque Vale dos Dinossauros foi totalmente revitalizado em 2013 pelo governo estadual em parceria com a Petrobrás. O local ficou fechado por cerca de um ano para as obras, onde foram investidos recursos na ordem de R$ 1,2 milhão. As obras incluíram a reforma do museu, climatização do local, reestruturação do espaço de exposições, auditório, escritórios e banheiros, urbanização da área externa, com delimitação das vagas de estacionamento para carros, motos, ônibus e vans. Todos os espaços do Vale também receberam placas indicativas para guiar o visitante durante o passeio.

    O parque Vale dos Dinossauros é um dos principais sítios paleontológicos do país e atrai a atenção de pesquisadores e turistas de todo o mundo pela grande quantidade de icnofósseis (pegadas) presentes nos 40 hectares da Unidade de Conservação. Com registro de quatro diferentes espécies, o monumento preserva os vestígios dos animais que habitaram a bacia sedimentar de Sousa há cerca de 165 milhões de anos. O Monumento Natural Vale dos Dinossauros surgiu da desapropriação do Sítio Passagem de Pedras, realizada no ano de 1992, e foi transformada em Unidade de Conservação de Proteção Integral (UCPI) pelo Governo do Estado em 2002. O local tem o acesso de visitantes controlado, além ser proibida a exploração da mata nativa e instalação de moradias.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]