Vacinação contra raiva animal na Paraíba terá início neste sábado, dia 18

    0

    Começa neste sábado (18) a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) e o Núcleo de Controle de Zoonoses. Esta é a 32ª edição do evento, que terá a participação de todas as Gerências Regionais de Saúde e o Nível Central, dando suporte aos municípios paraibanos no que diz respeito à operacionalização da campanha, com distribuição dos insumos necessários (seringas, agulhas e vacinas) e informes técnicos.

    Na Paraíba, a meta é imunizar 80% dos animais, entre cães e gatos. Atualmente, o Estado possui 711.376 animais, sendo 518.515 cães e 192.751 gatos. De acordo com o chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES-PB, veterinário Francisco de Assis, deverão ser vacinados todos os cães e gatos a partir de três meses de idade.

    “Os animais precisam estar em bom estado de saúde e é importante salientar que a vacina não tem contraindicação. Eles não sentirão dor nenhuma pois a aplicação é sub-cutânea”, explicou.

    No ano de 2013, a campanha atingiu 85% de cobertura vacinal, com a vacinação de 441.212 cães e 133.850 gatos.

    Neste ano, serão colocados a disposição da população mais de 900 postos espalhados nos 223 municípios do Estado. Os postos funcionarão no próximo sábado, das 8h às 17h, mobilizando aproximadamente seis mil profissionais de saúde. “Nós visitamos todas as regionais de saúde e mobilizamos profissionais que estão engajados na campanha e divulgando através de cartazes e veículos de comunicação a importância da vacinação dos animais”, disse Francisco de Assis.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]