Unidades de saúde do Estado montam esquema de funcionamento para o feriadão

0

As unidades de saúde do Estado montaram esquema especial de funcionamento para o feriado da Semana Santa. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesse período, algumas unidades reforçarão as equipes; outras funcionarão em horários especiais e outras continuarão trabalhando normalmente.

O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, disponibilizará à população estrutura especial com reforço de toda a equipe assistencial, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, e ainda oferecerá suporte contando com UTIs móveis.

De acordo com o diretor técnico da unidade hospitalar, Edvan Benevides, o atendimento será intensificado a partir da zero hora da quinta-feira (24) até as 6horas da segunda-feira (28). “O feriadão referente ao período Pascal é considerado o mais movimentado entre os demais, até mesmo com relação ao Carnaval”, frisou.

No Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga, em Campina Grande, a equipe será a mesma de dias considerados normais, durante 24 horas. “Trabalhamos em esquema especial todo o tempo e estamos sempre preparados para receber a população”, explicou o diretor geral da unidade, Geraldo Medeiros.

No Hospital General Edson Ramalho, na capital, o funcionamento também será normal do atendimento de urgência e emergência, maternidade, laboratórios, raio-X e vários outros setores. “Apenas a parte de atendimento ambulatorial e consultas é que vai seguir a portaria da Secretaria de Administração, fechando na quinta (24) e retornando às atividades na segunda (28)”, informou o diretor administrativo da unidade, major Pontes.

O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, em João Pessoa, funcionará 24h durante todo o feriado e final de semana, exceto pelo ambulatório, que fecha na quinta, voltando ao seu funcionamento normal na segunda (28).  Da mesma forma, a Maternidade Frei Damião, na capital, também funcionará normalmente durante todo o feriado, fechando apenas a parte administrativa da unidade da quinta à segunda.

O Banco de Leite Anita Cabral estará fechado da quinta (24) ao domingo (27), conforme estabelecido pela Secretaria de Administração do Estado. “Os hospitais estarão abastecidos com leite para distribuição. Além disso, acrescentamos um percentual para alguma demanda extra que possa surgir. Já os Postos de Coleta nos hospitais estarão funcionando em regime de plantão durante todo o feriado, para atendimento das mães com dificuldades na amamentação ou intercorrências mamárias”, explicou Thaíse Ribeiro, diretora do banco de leite.

Por sua vez, o Hemocentro da Paraíba, localizado em João Pessoa, funcionará até as 13h da quinta-feira (24), para doação de sangue. Na sexta-feira (25) estará fechado, retornando ao seu horário normal no sábado (26). A distribuição de bolsas de sangue, entretanto, funcionará normalmente, 24h, durante todo o feriado.

O Hospital Regional de Itabaiana manterá o atendimento normal, 24h, com urgência e emergência, clínica médica, pediatria e obstetrícia “Estaremos com uma equipe completa, preparada para atender qualquer eventualidade durante o feriado”, disse a diretora geral da unidade, Gilvânia Alves.  Os hospitais regionais de Pombal, Cajazeiras e Patos também funcionarão normalmente, 24h, exceto os setores burocráticos.

A Central de Transplantes da Paraíba também permanecerá aberta 24 horas. “Nosso trabalho é realizado através de um sistema de busca. O paciente que está na lista de espera realiza o transplante, independente de ser feriado ou não”, explicou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central, Myriam Carneiro.

Já o Centro de Diagnóstico do Câncer (CEDC), por atender apenas demanda encaminhada pelos Postos de Saúde da Família (PSFs), estará fechado na quinta-feira (24), retornando às suas atividades na segunda-feira (28).

 

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: redacao@paraibaja.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here