Unidade contra violência na zona rural atendeu 4,2 mil mulheres na Paraíba

    0

    A equipe da unidade móvel de atendimento às mulheres trabalhadoras do campo e da zona rural, vítimas de violência doméstica, orientou 4.200 mil mulheres em comunidades de 39 municípios da Paraíba em um ano de funcionamento. O serviço itinerante prestado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, começou a funcionar em novembro de 2013, oferecendo atendimento psicossocial, jurídico, orientação e palestras.

    Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), Gilberta Soares, o calendário de atendimento atendeu comunidades de várias regiões do Estado, e terá continuação permanente em 2015. Segundo a secretária, a chegada das unidades móveis ajuda a população conhecer os serviços de atendimento às mulheres em situação de violência e fortalece a decisão de fazer uma denúncia numa perspectiva de enfrentar a violência. “Nosso objetivo é levar informação sobre o fenômeno da violência doméstica contra mulher, os tipos, consequências e a forma de sair da situação. Muitas mulheres participaram da orientação, poucas denunciam, mas a meta é oferecer caminhos para enfrentar a situação”, explicou a secretária.

    As unidades móveis foram entregues ao Governo do Estado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), dentro do programa “Mulher, Viver sem Violência”.

    A dinâmica de atuação nas comunidades rurais requer uma organização com a gestão municipal, órgão ou entidade local. A equipe faz a abordagem a partir do recorte da violência contra as mulheres, Lei Maria da Penha e os serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual. Segundo a secretária, as unidades móveis podem ser solicitadas por meio das prefeituras, movimento organizado ou entidades de mulheres rurais à SEMDH pelo telefone (83) 3224-9919.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here