Uma tonelada de lixo eletrônico é coletada em pontos de coleta da orla de João Pessoa

    0

    Aproximadamente uma tonelada de lixo eletrônico foi coletada nos novos pontos de coleta instalados na orla de João Pessoa nesse final de semana. A ação resultou da parceria entre a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e a Ecobras, empresa paraibana que trabalha com reciclagem de equipamentos eletrônicos. A meta inicial é chegar a 4,5 toneladas por final de semana. O segundo passo será expandir a instalação dos pontos de coleta para locais de grande circulação de pessoas como o Centro da cidade, supermercados, colégios e universidades.

    Para atingir essas metas é preciso a participação efetiva da população. “É um ciclo positivo. A população só tem a ganhar. Ela se desfaz de um objeto que não se lhe serve mais, contribui com a manutenção da limpeza da cidade e do meio ambiente e ainda com a Casa da Criança com Câncer, que recebe R$ 50 a cada tonelada arrecadada”, disse o superintendente Lucius Fabiani.

    Mensalmente a Ecobras recolher de 30 a 40 toneladas. Com a instalação dos novos pontos na orla da Capital, a expectativa é recolher mais 20 toneladas por mês.  Os pontos de coleta estarão aptos a receber todo tipo de material eletrônico como componentes de computadores e seus periféricos; notebooks, copiadoras, televisores, ventiladores; baterias de chumbo; produtos magnéticos; ar condicionado; aparelhos de celular ou qualquer aparelho eletro-eletrônico que acumule energia. A exceção fica por conta dos produtos da linha branca, pilhas e lâmpadas.

    Segundo diretor da Ecobras, Franco Spessotto, a empresa é responsável pela coleta, desmontagem e descaracterização do equipamento. Posteriormente é feita a separação dos materiais: metal, vidro, plástico, fios, placas, drivers, fontes de alimentação e baterias recarregáveis e o repasse as empresas recicladoras, licenciadas e especializadas em cada tipo de produto. “Esse processo evita a utilização inadequada de partes do produto para fins que não sejam a reciclagem e cada tipo de produto retorna à cadeia produtiva como matéria prima economizando os recursos naturais”, explica.

    Pontos de Coleta:

    Busto de Tamandaré – Final da Avenida Presidente Epitácio Pessoa;
    Largo da Gameleira – Final da Avenida Senador Rui Carneiro e
    Retão de Manaíra – Final da Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho.
    Dias: sextas das 9h às 16h e aos sábados das 9h às 13h.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here