Turismo: Lajedo de Pai Mateus, cenário milenar na zona rural de Cabaceiras-PB

    0

    A região do Cariri paraibano dispõe de atrativos turísticos com cenários fantásticos. Na zona rural do município de Cabaceiras, a Roliúde Nordestina, um lugar visitado por muitos turistas é o Lajedo de Pai Mateus. Ali, a natureza caprichou. o ambiente é um dos cenários únicos no mundo e por isso atrai muitos turistas estrangeiros, incluindo pesquisadores.

    Numa grande área enormes pedras com formas arredondadas e exóticas chegam a pesar 45 toneladas. O Lajedo de Pai Mateus encanta pela beleza das rochas e sua cores. O lugar o silêncio, a luz do sol e rochas com formatos estranhos encantam a todos os visitantes, estudantes, professores, pesquisadores.

    Quem visitar Cabaceiras, a terra da festa do Bode Rei, deve incluir no roteiro o Lajedo de Pai Mateus. Basta seguir uma estrada de barro por uma extensão de 25 quilômetros. Grupos de turistas costumam se hospedar no hotel fazenda Pai Mateus que fica na base dos lajedos e fotografar ou filmar o ‘parque da pedras’ no amanhecer, no sol forte do Cariri e documentar o espetáculo que é o por-do-sol naquele lugar que Deus parece ter transportado de outro planeta para a Paraíba.

    Diz a lenda que viveu naquele lugar, por volta do século XVIII, inclusive tendo uma das pedras como sua morada, um curandeiro chamado Pai Mateus. As pessoas chegavam de longe para procurar cura com suas rezas. As formações rochosas teriam surgido a milhões de anos e índios Cariris teriam habitado a região há 12 mil anos. Algumas pedras têm pinturas rupestres atribuídas aos índios. Além de já ter sido cenário para cerca de 20 filmes, Cabaceiras é visitada também pelo fantástico cenário cinematográfico do Lajedo de Pai Mateus.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]