‘Tudo’ une Bebel Gilberto e Caldato

    0

    Bebel Gilberto estreitou a amizade de 20 anos com o produtor Mario Caldato Jr., chamando-o para assumir a produção de seu quinto disco de estúdio, Tudo (Sony Music, R$ 25,00), que acaba de chegar às lojas. Com oito faixas inéditas e quatro regravações, o disco cantado em português, inglês e francês equilibra bem texturas eletrônicas suaves com a batida do violão herdada do pai, João Gilberto, e o samba-pop moderno que consagrou a cantora.

    De seu apartamento, em Nova York, Bebel contou à reportagem, por telefone, que a produção de Caldato foi extremamente técnica. “Eu já cheguei com os arranjos prontos pra ele. Eu já estava com tudo mais-ou-menos pronto quando cheguei ao estúdio. O meu trabalho foi definir qual músico em qual hora gravar e o do Mário, tirar o melhor som que ele pudesse tirar”, comenta. Tudo tem uma sonoridade refinada, marca do produtor de discos famosos dos Beastie Boys e Marisa Monte, que aqui costurou gravações feitas em estúdios em Nova York, Los Angeles, Rio de Janeiro e Belém. “Tem até a participação um baterista no Amazonas”, ilustra a cantora. “São músicos que, entre idas e vindas, estão comigo já há 14 anos”.

    Bebel começou a pensar no disco logo depois de finalizar o DVD In Rio (2013). “Tudo é um disco que reflete esse período, de 2012 pra cá”, avalia a cantora, que só começou a produzi-lo em fevereiro deste ano e disse ter feito tudo bem rapidinho. “Foi o disco mais intenso que eu já fiz”, admite. Tudo reúne composições solitárias de Bebel (vide ‘Somewhere else’, que abre o disco) e parcerias com Adriana Calcanhotto (‘Tudo’), Pedro Baby (‘Areia’) e seu velho parceiro Masa Shimizu (na grudenta ‘Nada não’).

    Há duas participações especiais: Seu Jorge faz dueto com a cantora na contagiante ‘Novas ideias’ (dos dois com Gabriel Moura) e o renomado violonista baiano Cézar Mendes acompanha Bebel em ‘Tom de voz’, dele com Kito Ribeiro.

    Colaboração Jornal da Paraíba 

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]