Trilhas dos Potiguaras: Governo da Paraíba formata novo roteiro turístico

0

Uma região que reúne belas praias, pratos típicos, natureza, história e esportes de aventura. É o que o visitante encontra nas praias de Barra de Camaratuba, Barra de Mamanguape, Baía da Traição e Forte Velho, localizadas no Litoral Norte do Paraíba, mas que ainda são pouco exploradas por turistas e pelos próprios paraibanos.

Mas isso deve mudar com o projeto Trilhas dos Potiguaras – criado pelo Governo do Estado com o objetivo de valorizar a cultura indígena presente na região, incentivar a economia e fortalecer o turismo sustentável da área.

Para isso, os acessos a essas localidades passaram por obras de infraestrutura. Esse era um dos principais entraves para quem queria frequentar as praias da região. Além disso, agora os interessados em explorar esses locais têm à disposição um site onde é possível identificar roteiros, pousadas e restaurantes existentes na área. Esses investimentos possibilitaram a inclusão das Trilhas dos Potiguaras no Mapa do Turismo Nacional, que é elaborado pelo Ministério do Turismo e reúne áreas turísticas do Brasil aptas a receber mais investimentos e qualificação de atendimento ao turista.

Ainda não há estatísticas do quanto o turismo no local irá aumentar. Mas as expectativas são muito boas. É por isso que proprietários de pousadas e restaurantes estão passando por capacitação para aprenderem sobre condução ambiental local, marketing na web voltado para artesanato e excelência no atendimento ao turista.

O secretário executivo de Turismo da Paraíba, Ivan Burity, ressaltou que entende o projeto das Trilhas dos Potiguaras como uma semente, pois, para ele, o Litoral Norte do Estado é cheio de características peculiares.

“O que nós fizemos foi levantar as potencialidades da região. Uma delas diz respeito à preservação ambiental. Dos 60 km de área, mais de 40 são unidades de conservação. Outro atributo está relacionado à rica cultura dos índios potiguaras, que tem forte presença na região. Sem falar nas belas praias”, explicou.

Butiry acrescentou que “reunimos todas essas informações em um site, como uma prestação de serviço. Lá as pessoas vão poder conhecer um pouco mais sobre a região e acessar sobre como chegar, comer e dormir na região”.  O site ainda está em construção, mas já tem muitas informações disponíveis – www.trilhasdospotiguaras.com.br.

Como chegar

O principal acesso é pela BR-101, sentido Natal. Para visitar Forte Velho, o acesso é pela PB-011; Baía da Traição pela PB-041 e Barra de Camaratuba pela PB-061. As informações são do blog Turismo em Foco.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here