TRE enfrenta problemas para ampliar recadastramento biométrico na Paraíba

    0

    O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) enfrenta dificuldades para ampliar o número de cidades com o sistema de biometria para votação. Cerca de 23 municípios, dos 223 do estado, possuem o recadastramento eleitoral biométrico.

    O TRE havia planejado fazer o recadastramento dos municípios paraibanos em 2015 para serem concluídos em 2016, e foi enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma lista dos municípios que seriam beneficiados. Contudo, a paraíba não foi includa em nenhum dos dois provimentos emitidos pelo TSE.

    Mesmo sem o apoio do TSE, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba planeja manter a proposta visando as eleições do próximo ano. O desembargador João Alves da Silva, presidente do TRE, na sessão da última quinta-feira, 21, divulgou um calendário previsto para fazer a biometria a partir do mês de junho em vários dos municípios da Paraíba.

    “Estamos tentando elevar o valor que o TSE nos passou. Nós precisamos em média de pelo menos o triplo do valor repassado. Vamos apelar pelo apoio dos prefeitos, autoridades municipais e executivas para fazer o cadastramento biométrico nos 98 municípios”, revelou o presidente. O valor repassado pelo TSE foi de aproximadamente R$ 1,6 milhões, o que é insuficiente para a continuação do projeto, que necessita, de acordo com o desembargador, de R$ 7 milhões.

    “O nosso provimento não saiu por que a nossa proposta de fazermos a biometrias em 98 municípios, para atingir cerca de 916 mil eleitores, estava ainda em estudo no TSE”, disse o presidente, acrescentando que o provimento do estado da Paraíba está para sair.

    Segundo o desembargador, é possessível que tudo seja concluído sem grandes atropelos até março de 2016. Todos os eleitores precisarão fazer o seu recadastramento, caso contrário sofrendo cancelamento do título eleitoral.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here