Trauma faz gerenciamento para atender vítimas de acidente de ônibus

    0

    Dois acidentes graves envolvendo ônibus coletivos, em João Pessoa, deixaram mais de 80 pessoas feridas, em menos de quatro dias. Isso fez com que o plano de gerenciamento de crises, catástrofes e múltiplas vítimas do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena fosse acionado.

    Na madrugada desta segunda-feira (9), na Avenida Epitácio Pessoa, um motorista de transporte coletivo perdeu o controle do veículo após receber uma pedrada na cabeça, e o veículo colidiu com uma árvore.

    Só nesta madrugada foram 10 cirurgias de alta complexidade realizadas na unidade de saúde, quatro delas foram de vítimas desse acidente, incluindo o motorista, Gutemberg dos Santos Marinho, 38 anos. Ele passou por uma cirurgia no fêmur e seu estado de saúde é regular.

    Para o diretor técnico do Hospital de Trauma, Edvan Benevides, nos dois casos, o plano de gerenciamento de crises, catástrofes e múltiplas vítimas foi crucial no atendimento às vítimas. “Estávamos preparados e em alerta verde para atender qualquer intercorrência de alta complexidade neste final de semana, por conta das prévias de Carnaval. Nestes dias atípicos, conseguimos realizar os atendimentos das vítimas de forma rápida e eficaz. Houve pacientes graves que precisaram de procedimentos cirúrgicos, mas já passam bem”, disse Edvan Benevides.

    O Hospital de Trauma de João Pessoa conta com um plano de gerenciamento de crises, catástrofe e múltiplas vítimas em que a equipe de plantão é preparada para realizar articulações internas e com toda a Rede de Urgência e Emergência do Estado, já que em situações extremas os atendimentos de menor complexidade têm que ser direcionados aos outros hospitais da rede e os de maior complexidade são concentrados no Trauma, onde são reforçadas as equipes médicas e multidisciplinar. Lá são atendidos simultaneamente os pacientes mais graves, que precisam de procedimentos cirúrgicos.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here